O Ministério da Educação tem, a partir de hoje (30), um novo ministro. Quem assume a pasta é o engenheiro de redes de comunicação formado pela Universidade de Brasília (UnB) Victor Godoy. Durante a gestão de Milton Ribeiro, ele ocupava o cargo de secretário-executivo da pasta. A nomeação do novo ministro ocorreu em publicação do Diário Oficial da União de hoje.
Desse modo, a mudança ocorre após a abertura de uma investigação contra Ribeiro. O ex-ministro é suspeito de favorecer a liberação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), tendo dois pastores como intermediários. O caso levou Ribeiro a pedir exoneração do cargo, no último dia 28. Na semana passada, a Polícia Federal (PF) abriu um inquérito para investigar o ex-ministro Milton Ribeiro.
Conforme as informações, a medida teve autorização da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia, após a divulgação de um áudio, pelo jornal Folha de S.Paulo. No áudio, Ribeiro diz favorecer, a pedido do presidente Jair Bolsonaro, prefeituras de municípios ligados aos dois pastores.
CURRÍCULO
De acordo com a Agência Brasil, o currículo de Victor Godoy publicado no site do MEC, informa que o servidor público da carreira de Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU), trabalhou desde 2004 até receber convite para o cargo de secretário-executivo do MEC, em julho de 2020.
Por fim, na CGU, Godoy atuou como auditor federal de Finanças e Controle, coordenador-geral; e diretor de Auditoria da Área Social e de Acordos de Leniência.
(*Com informações da Agência Brasil)
Leia outras notícias no Portal RSN.