Da Redação, com assessoria
O Programa Vida Rural implantado no Distrito do Guará, interior de Guarapuava, atraiu a atenção de uma comitiva do município de Pinhão. Composto pela secretária de Indústria e Comércio, Adriana da Silva Moraes, o engenheiro agrônomo da Emater, Nilo Bragagnolo, e os representantes da Secretaria de Agricultura, Dirnei Dutra Lopes e Wagner Schwanke, o grupo pinhãoense iniciou a visita pelas propriedades dos Irmãos Zorzi, que há mais de um ano regularizaram a produção de queijos e embutidos e hoje mantém duas agroindústrias familiares, das 29 espalhadas pelo interior do município.
De acordo com o secretário de Agricultura de Guarapuava, Itacir Vezzaro a estrutura dos programas desenvolvidos no município prevê o acompanhamento técnico, desde a regularização fundiária, a inspeção sanitária, capacitação e melhoramento tecnológico, até o acesso a máquinas, equipamentos e insumos. “Já investimos mais R$ 13 milhões em equipamentos, máquinas, insumos e habitações para as famílias de pequenos produtores rurais, assim possibilitamos indiretamente que milhares de pessoas possam adquirir alimentos orgânicos”.
A equipe de visitantes, acompanhada pelo gerente geral da agência do Banco do Brasil de Guarapuava, Marcio Rockembach, ouviu depoimentos da rotina e aperfeiçoamento do trabalho dos produtores. “Buscamos melhorar nossa produção diariamente, aprendemos a ter esta visão com o secretário Itacir que sempre nos recebe e nos ajuda a solucionar as dificuldades que vão aparecendo, mostrando que somos capazes e que devemos acreditar em nossos sonhos”, conta Odair Zorzi. Ele participa de quatro feiras do Produtor Rural e está ampliando seu empreendimento, buscando parcerias para ter seus produtos comercializados em supermercados de Guarapuava.
Sonho de uma vida melhor. Esta é a motivação das famílias do Assentamento Bananas que produzem e comercializam verduras e legumes miniprocessados nas Feiras do Produtor, Feira Solidária e também para a merenda escolar municipal. Além de conhecer os equipamentos, os visitantes degustaram um delicioso café da manhã. Para a secretária de Indústria e Comércio de Pinhão, este é, comprovadamente, um trabalho que entende o contexto das pessoas e as estimula a nunca desistir, o que garante mais chances de obter resultados positivos. “Queremos aplicar estas ideias em nosso município. É muito honroso este trabalho de incentivo à produção de alimentos e geração de renda”, aponta. O grupo também conheceu a sede da Carmug (Central das Associações Rurais de Guarapuava) e a Feira do Produtor da Paróquia Dom Bosco, na Vila Carli.