Da Redação, com Odair José
Reserva do Iguaçu – Com o objetivo de promover e proteger a saúde da população reservense, a equipe de Vigilância Sanitária e de agentes de endemias recebeu duas importantes capacitações na última semana, sendo uma sobre o uso de fumacê no combate ao mosquito Aedes aegypti, e a outra, sobre o manejo de serpentes. As capacitações foram promovidas pela 5ª Regional de Saúde, com sede em Guarapuava.
Na capacitação sobre o uso de fumacê no combate ao mosquito Aedes aegypti, os agentes receberam orientações para a utilização de nebulizador costal (bomba costal) e inseticidas, uso de EPI’s (Equipamentos Proteção Individual), montagem e desmontagem do equipamento, preparação do fluido e da calda, além da aferição da vazão.
Já no curso sobre captura e manejo de serpentes, os profissionais de Vigilância Sanitária foram preparados para atuar em situações onde o animal é encontrado em locais de risco, como casas, escolas e estabelecimentos comerciais.
Para o técnico em vigilância, Mauro Antonichen, as capacitações são a forma de melhor preparar os profissionais para o trabalho diário que deve ser realizado no município. Segundo ele, o conhecimento adquirido reverte diretamente em ações de prevenção em saúde.
“Esses treinamentos servem para nos qualificar e facilitar o nosso trabalho no dia a dia. Nós esperamos não colocar o que aprendemos em prática, principalmente em relação ao uso de fumacê, por ser algo danoso ao meio ambiente. Mas se for necessário, estaremos aptos a realizar os procedimentos”, disse Mauro.