22/08/2023
Agronegócio Cotidiano Região Saúde

Vigilância Sanitária faz campanha contra agrotóxicos em Candói

Programa Alimento Rastreado obriga rotulagem de produtos hortícolas in natura a granel

frutas e verduras

Vigilância vai fiscalizar presença de agrotóxicos nos alimentos (Foto: Ascom/Candói)

A Vigilância Sanitária de Candói promove este mês, uma campanha geral contra os agrotóxicos. Por isso, entre as ações desenvolvidas, estão o programa de análise e monitoramento da presença de agrotóxicos nos alimentos. A água para consumo humano também vai receber atenção especial.

Durante todo o mês será feita também uma vigilância do comércio ilegal do “chumbinho” e de raticidas sem registro. Em Candói, as fiscalizações vão ocorrer em todos os comércios, com produtos hortícolas, como mercados, supermercados e mercearias.

O Plano Regional de Vigilância e Atenção à Saúde das Populações Expostas aos Agrotóxicos, é composto por 18 ações. E todas as atividades deverão ser colocadas em prática pelas equipes de vigilância nos municípios, que compõem a 5ª Regional de Saúde. Outro objetivo da campanha é impedir a prática de capina química nas áreas urbanas.

Programa Alimento Rastreado exige rotulagem de alimentos in natura a granel (Foto: Ascom/Prefeitura de Candói)

PROGRAMA ALIMENTO RASTREADO

Dentro da campanha, foi desenvolvido o Programa de Alimento Rastreado. Pelo programa será obrigatória, a rotulagem de produtos hortícolas in natura a granel e embalados, produzidos, distribuídos ou comercializados no Paraná. No rótulo ou etiqueta, deverão constar de forma legível, informações de identificação. Ou seja, a origem e o produto, lote, peso líquido e Serviço de Atendimento ao Consumidor.

Apenas no caso de alimentos embalados prontos para o consumo, além dessas informações, devem constar a validade e a forma de conservação. E ainda devem trazer a frase no padrão gráfico: PRODUTO COM ORIGEM RASTREADA.

De acordo com o auxiliar de saneamento, Alessander Batista, a fiscalização no município é intensa e os comércios com produtos hortícolas já estão aderindo ao Programa de Alimento Rastreado. O biólogo faz um alerta sobre o uso de agrotóxicos nas plantações na área urbana de Candói.

“Aqui no nosso município é comum plantações de milho, verduras, entre outros, dentro da cidade. Não é permitido o uso de agrotóxicos nessas lavouras. Os proprietários devem utilizar produtos domissanitários (saneantes destinados a uso domiciliar, como detergentes, alvejantes). Ou inseticidas autorizados com registro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária”.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.