Os moradores da Vila Planalto estão reclamando da falta de médicos no Centro Integrado de Atendimento (CIA). Embora a unidade de saúde esteja aberta, um cartaz pequeno na parede perto da porta de entrada avisa que não há esse profissional.
"A gente levanta cedo vem aqui e não adianta nada", disse dona Maria dos Anjos Leal, 61 anos, que saiu de casa mesmo com chuva em busca de atendimento para a "rouquidão no peito". "Isso é uma pouca vergonha, uma falta de consideração do prefeito para com a população. A gente não pode pagar médico particular, depende desse atendimento", desabafa Ana Lucia de Almeida que levou a filha de 7 anos de idade para a consulta. "A menina passou mal durante a noite toda e agora não sei o que vou fazer. Mandaram levar lá no Centro de Urgência que fica lá no outro lado da cidade", afirmou.
As reclamações dos moradores da Vila Planalto ressoam também em outros bairros da cidade. No Boqueirão, de acordo com informações repassadas por pacientes à RSN, o médico atende somente pela manhã. Portanto, quem passar mal no período da tarde ou à noite deve ir direto ao Centro de Urgência Municipal que fica no Jardim Pérola do Oeste. Quem quiser consultar pela manhã no Posto do Boqueirão, por exemplo, deve madrugar pois, segundo moradores, apenas 10 fichas são liberadas para atendimento pela manhã.
Familiares de dona Tereza Figuereido contam que a senhora caiu e quebrou o braço, na terça-feira (4). Foi em busca de atendimento médico na Urgência Municipal. Ao ser atendida recebeu o comunicado que deveria voltar apenas na terça-feira (11) para que o braço seja engessado.