A possível vinda do ex-presidente Lula a Guarapuava vem causando reações entre grupos pró e contra o político desde o início da manhã desta quarta feira (21). Porém, até o momento, a assessoria de Lula ainda não tem a confirmação se ele efetivamente entrará no município no próximo dia 28, data em que ele supostamente estaria na cidade. Os únicos municípios do Paraná que já tem a confirmação da vinda de Lula são Francisco Beltrão, Quedas do Iguaçu, Foz do Iguaçu, Laranjeiras do Sul e Curitiba. As visitas fazem parte da série de viagens realizada pela caravana “Lula pelo Brasil”.
De acordo com Neuza S. da Silva, vice-presidente do PT em Guarapuava, o que está confirmado até o momento é uma manifestação pró-Lula organizada por líderes do partido e simpatizantes. O evento acontecerá na Praça Cleve. Pelo Facebook, mais de 1000 já confirmaram presença.
“Nós não temos a garantia que ele entrará na cidade, afinal, Guarapuava não está na programação oficial da caravana. Mas, estamos organizando um evento de grandes proporções para recebê-lo caso ele decida entrar”.
Ainda de acordo Neuza, mesmo que Lula não entre em Guarapuava, o evento da Praça Cleve será mantido. A expectativa da organização é que o ex-presidente se sensibilize com a mobilização e decida entrar na cidade e participar do ato.
REAÇÕES NEGATIVAS
Com a possibilidade da vinda de Lula para Guarapuava, muitos grupos contrários ao político começaram a organizar manifestações pedindo para que a organização da caravana opte por não incluir o município no calendário de visitas. Em poucas horas que o evento tinha sido criado, mais de 1000 pessoas demonstraram interesse de participação.
Na Câmara de Vereadores, o vereador Valdomiro Batista, o Jabur do Motocross, propôs uma moção de repúdio à possível vinda do ex-presidente ao município (confira aqui o documento). A primeira filiação partidária de Jabur foi no PT.
Há informações também que o movimento de agropecuaristas do município está se organizando para manifestar contra a vinda de Lula a Guarapuava.