22/08/2023

Vinde a mim!

A comunidade evangélica em Guarapuava, a exemplo de outros municípios brasileiros, se “espicha” na política partidária. O pioneiro, pastor Irineu Rodrigues,  da Igreja Quadrangular elegeu-se vereador, foi candidato a deputado estadual com expressiva votação embora não tenha arrebanhado votos suficientes para ocupar uma das cadeiras na Assembleia Legislativa do Paraná, transferiu residência para Curitiba. Mas deixou o legado para seu filho Irineu  Junior que hoje preside o PSC.

Atualmente, a Assembleia de Deus possui um representante na Câmara de Vereadores. Eleito pelo PSD, Elias Rodovanski, troca de partido e vai para o recém  criado Solidariedade, sigla que passa a presidir em Guarapuava a partir desta sexta feira (31). Tanto o PSC quanto o Solidariedade compõem a base  política do prefeito Cesar Silvestri Filho. O prefeito sabe tão bem da importância de ter ao seu lado comunidades organizadas que criou uma assessoria especial no gabinete destinada ao atendimento de  lideranças evangélicas. Em nenhuma outra administração municipal essa parcela da população mereceu tanta atenção.

 Aliás, a Frente Parlamentar Evangélica  da Câmara dos Deputados projeta um crescimento de 30% nas eleições deste ano e espera passar dos atuais 73 parlamentares para até 95 – ocupando algo em torno de 18% das cadeiras disponíveis. Uma meta que não é difícil de atingir pela força que a comunidade possui nos dias de hoje E, em ano de sucessão presidencial, o poder de fogo desse setor da sociedade deve ficar ainda maior. Nas eleições de 2010, por exemplo, temas caros aos evangélicos, como o aborto, pautaram a disputa direta entre Dilma Rousseff e José Serra (PSDB). Temas ácidos como a questão gay, entre outras devem estar em debate em 2014.

Na Assembleia Legislativa do Paraná a presença evangélica é organizada. A bancada é composta por seis deputados, entre os quais, Artagão Junior, adventista. Já em Brasília a organização fica por conta da Frente Parlamentar Evangélica composta por 76 deputados e três senados, segundo o site da FPE.

De olho nesse crescimento, a Igreja Católica não fica atrás e também investe na representatividade político partidária. Em Guarapuava, tendo como base a escola de Fé e Política, fez dois vereadores [Nerci Guiné e Mario Scheidt], a vice prefeita Eva Schran e tinha conquistado a Ouvidoria Municipal com o professor Claudio Andrade que deixou o cargo.

 

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo