As visitações ao Parque Estadual do Guartelá, de Tibagi já voltaram ao normal. O local ficou interditado por uma semana, devido a estragos causados por uma tempestade, o que impedia o atendimento ao público. Desse modo, com os reparos, o parque volta a reabrir normalmente, das 8h30 às 16h, de quarta a segunda. Já nas terças, a unidade fecha para manutenção.
Conforme a Agência Estadual de Notícias (AEN), Durante esse período, o Instituto Água e Terra (IAT) providenciou a compra de novos equipamentos para fazer a troca da placa na bomba de abastecimento do poço afetado pela tempestade. boa parte da estrutura de encanamento também teve que ser substituída.
A média de visitação é de cerca de mil visitantes por semana, tendo como grande atração a beleza natural do 6º maior cânion do planeta em extensão, o Cânion do Rio Iapó. Além disso, o local também abriga a Cachoeira da Ponte de Pedra, derivada da força das águas do Córrego Pedregulho.
ATRAÇÕES
De acordo com o Parque, a ação da água e do vento durante milhares de anos esculpiu estruturas como lapas e fendas. Bem como grotas e formas curiosas sobre as rochas areníticas, expondo feições ruiniformes em pequena escala. Além de uma enorme fenda entre paredões rochosos.
Por fim, os visitantes também podem admirar as pinturas rupestres que datam aproximadamente sete mil anos. Eles foram deixadas em rochas e lapas por indígenas, primeiros habitantes da Região.
Outra importante característica do local é a vegetação composta por campos, remanescentes de Cerrado, Florestas com Araucária, elementos da Floresta Estacional Semidecidual e Floresta Ombrófila Densa (Mata Atlântica).
Leia outras notícias no Portal RSN.