22/08/2023



Cotidiano Cultura e Entretenimento Guarapuava

Visitantes podem conferir Mostra Coletiva Arte² na Unicentro

A exposição tem a temática “Arte em movimentos: perspectivas contemporâneas” e conta com 44 trabalhos de 35 artistas guarapuavanos

IMG_6590-1536x1152

A exposição tem a temática “Arte em movimentos: perspectivas contemporâneas” e conta com 44 trabalhos de 35 artistas guarapuavanos (Foto: Coorc/Unicentro)

Para quem gosta de arte, a Mostra Coletiva ‘Arte²’ já está aberta aos visitantes na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) em Guarapuava. Neste ano, a exposição aborda a temática “Arte em movimentos: perspectivas contemporâneas” e conta com 44 trabalhos em diversas técnicas, desenvolvidos por 35 artistas guarapuavanos.

Um desses artistas é o estudante universitário Luis Emanuel Fontana Calixto. Ele encaminhou para a mostra coletiva a obra “Através da realidade” – uma série de três desenhos, que representam situações reais vivenciadas por ele. De acordo com Luís, “ter esse espaço é muito importante para a cultura local”.

Todas as obras expostas têm como padrão o tamanho: 12 centímetros de largura por 12 centímetros de altura ou 12 centímetros de diâmetro. Assim, os trabalhos com profundidade precisam ter 12 centímetros também nesse quesito. Já as obras audiovisuais têm 12 segundos de duração. Dessa forma, entre as técnicas utilizadas pelos artistas, estão desenhos, pinturas, fotografias e esculturas interativas.

O trabalho “Farol” encaminhado para a exposição pela artista Bruna Cubulski, por exemplo, é uma videoarte. A obra, conforme a autora, apresenta questionamentos sobre a vida e a existência. “O artista precisa expor a obra dele, faz parte do trabalho mesmo. Quando a gente tem um acesso tão fácil ao ambiente acadêmico e ao ambiente de exposição acaba facilitando muito esse processo”.

De acordo com a instituição, estar aberta para a comunidade é um dos compromissos cotidianos da Unicentro. Aspecto ressaltado pela professora Níncia Teixeira, diretora de Cultura da universidade, na abertura da mostra coletiva.

É uma forma dos artistas de Guarapuava e Região exporem os trabalhos, porque a universidade tem um alcance maior. A universidade não é só o conhecimento técnico, a universidade deve privilegiar o aumento de repertório sócio-cultural. E é isso que a gente faz aqui na Diretoria de Cultura.

A exposição Arte ao Quadrado segue aberta até o dia 30 de junho, no Hall de Exposições da Proec, no Câmpus Santa Cruz, e tem entrada gratuita.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo