Por Lizi Dalenogari
A parceria entre o Samu e o Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo (Graer), com base em Guarapuava tem agilizado o atendimento em toda a região. Exemplo disso foi o transporte da vítima do acidente na PR 466, entre Turvo e Pitanga, na madrugada desta terça feira (02).
O motorista, Edson Lima, de 46 anos, vítima do acidente foi encaminhado para o Hospital São Vicente onde passará por cirurgia.
A parceria estabelecida a quase dois meses entre Prefeitura e Graer em Guarapuava, onde a Secretaria de Saúde fornece equipamentos e profissionais do Samu para que a aeronave possa atuar no transporte aeromédico, tem possibilitado o salvamento de vidas em toda a região.
No sábado (30) a aeronave do Graer pousou ao lado da Rodovia em Candói para transportar visitas de um acidente. Nesta segunda (1) uma paciente foi transportada do município de Pinhão para Guarapuava.
O secretário de Saúde, Stefan Negrão, equipes do Samu e profissionais do Graer comemoram o sucesso da parceria. “O transporte aeromédico vem beneficiando a população de Guarapuava e região, abrangendo municípios entre Pato Branco e Irati. A equipe está tendo condições de atender casos de emergência e fazer o transporte inter-hospitalar. Podemos, por exemplo, atender e transportar uma pessoa de Laranjeiras do Sul para Guarapuava, que esteja com infarto agudo do miocárdio ou politraumatismo, entre outras patologias em que haja risco eminente de vida”, esclarece Negrão.
A equipe conta com respirador, desfibrilador e oxímetro para fazer a remoção do paciente com segurança. “Forneceremos até medicamentos, caso seja preciso”, acrescenta o secretário.
A base descentralizada do Graer (Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo) está instalada no Aeroporto Municipal Tancredo Thomaz de Faria, sendo a segunda do interior do Paraná. “Durante o transporte aeromédico, a aeronave é preparada para quatro pessoas: piloto, tripulante, médico e paciente”, especifica o major Arlisson Sanches.