22/08/2023



Geral

Volkswagen demite 800 funcionários de fábrica no ABC paulista

A Volkswagen do Brasil anunciou nesta terça feira (06) a demissão de 800 funcionários da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Cerca de 11 mil empregados voltavam nesta semana de uma licença remunerada de quase 30 dias.

"Em razão do cenário do setor automotivo, diversas medidas de flexibilização da produção foram aplicadas desde 2013, como por exemplo férias coletivas, suspensão temporária dos contratos de trabalho (lay-off), entre outras. No entanto, todos os esforços não foram suficientes", afirmou a empresa em nota.

A federação do concessionárias divulga hoje os números oficias de emplacamentos em 2014, mas o ano deve marcar a segunda queda consecutiva, depois de 10 anos de altas. No ano passado, as exportações também foram prejudicadas com problemas na Argentina. Além disso, o Gol, modelo mais popular do Brasil há 27 anos, deve perder o reinado para o Fiat Palio.

Tudo isto fez com que a produção encolhesse 15%, segundo a Volkswagen. Desde 2012, o governo brasileiro ofereceu incentivos tributários para o setor, por meio de desconto no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Em troca, as fabricantes deveriam manter o nível de emprego.

"Há um Acordo Trabalhista vigente desde 2012, que foi estabelecido em premissas de mercado e vendas que infelizmente não se confirmaram. Quando o acordo foi firmado, após anos de crescimento, a perspectiva era que a indústria automobilística atingisse a marca de praticamente 4 milhões de unidades em 2014. O que ocorreu de fato foi uma retração para 3,3 milhões", explica a Volkswagen.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo