22/08/2023



Educação Guarapuava

Volta às aulas muda a rotina de quem estuda pela manhã em Guarapuava

Alunos acordaram cedo e contaram que estavam ansiosos para rever os amigos e para saber quem estava na turma

alunos

Alunos no retorno do ano letivo (Foto: RSN)

As primeiras horas da manhã desta quarta feira (6) foram movimentadas nas ruas no entorno das escolas particulares de Guarapuava. É a volta às aulas neste que é o primeiro dia do ano letivo.

A euforia da escola nova, a alegria de rever colegas, a expectativa para o ano que inicia tomaram conta desde a véspera até a chegada à escola. Marina que está iniciando a sexta série, tentou dormir mais cedo para quebrar a rotina das férias que permitia, até então, que fosse se deitar tarde. “Eu tentei dormir, mas não consegui. Não via a hora de amanhecer o dia. Passei boa parte da noite dormindo, acordando e olhando o relógio”, disse antes de entrar no Colégio Aliança.

Os preparativos de Sophia, também da sexta série começaram há 15 dias com a escolha do material escolar. “Quis comprar tudo antes para não me apressar depois. Estou ansiosa, pois quero ver quem está na minha nova turma, quero reencontrar amigas e amigos”. Ainda bocejando, Sophia tem uma preocupação: acostumar a dormir mais cedo, já que pela primeira vez estudará no período da manhã. “Vou mudar a minha rotina, pois vi que agora preciso acordar às seis horas, de segunda a sexta”, diz.

Jeison Daniel da Silveira (Foto: RSN)

O pai de Leonardo, Jeison Daniel da Silveira, disse que se surpreendeu com a disposição do filho. “Eu esperava o pior, achei que seria caótico, mas o Leonardo levantou empolgado com a nova escola, ouviu música, tomou banho e saiu esperto”. Leonardo foi transferido de escola.

De acordo com a professora Juelina Marcondes, diretora do Aliança, 761 alunos voltam às aulas no colégio, desde o berçário até o “terceirão”. “Estamos com 5% a mais de alunos comparando ao ano passado”.

DICAS

Acordar cedo depois de um período de férias onde quase tudo era permitido é uma tarefa difícil para quem volta às aulas no período da manhã. Para que haja uma mudança de hábito é preciso disciplina. Segundo a professora Juelina Marcondes, diretora do Colégio Aliança, é preciso que o aluno passe a dormir mais cedo. Porém, essa alteração deve ser gradativa. “Se estava acostumado a dormir às 23 horas, mude para às 22h e depois vá diminuindo”, sugere.

Outra dica é dedicar um horário para fazer a tarefa. “É preciso ter essa organização para que se crie um hábito que vai levar para a vida toda. Quando o aluno tiver que intensificar os estudos para o vestibular ele já estará habituado”.

De acordo com a professora, o Aliança mantém o lema que é “aula dada é aula estudada hoje”. Ou seja, “o aluno deve chegar em casa e rever as matérias dadas na sala de aula para fixar o conhecimento. Nossa mente é como um HD onde tudo fica salvo”.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo