22/08/2023
Paraná Política

Volta de Francischini muda composição da Assembleia

Junto com Francischini retornam outros três deputados que tinham perdido os mandatos junto com ele. Outros quatro saem da Alep

francischini ok

Francischini volta à Alep beneficiado por liminar (Foto: Arquivo/RSN)

Uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) altera a composição da Assembleia Legislativa do Paraná. De acordo com o STF, Fernando Francischini (União Brasil) teve a cassação do mandato anulada. Portanto, ele retorna às atividades legislativas. Junto com ele, também retornam os deputados Do Carmo, Cassiano Caron e Emerson Bacil, todos do União Brasil.

Em contraponto, saem da Alep os deputados Élio Rusch (PP), Nereu Moura (MDB), Pedro Paulo Bazana (PSD) e Adelino Ribeiro. Para que isso seja possível, o ministro Kassio Nunes Marques, acatou recurso e concedeu liminar restituindo o mandato do paranaense.

De acordo com o TSE, Francishini teve o mandato cassado como resultado de ação pela divulgação de ‘fake news’. Ele fez uma ‘live’ em outubro do ano passado no dia das eleições. Dava informações falsas sobre o sistema eletrônico de votação nas eleições de 2018.

De acordo com o deputado, parte das urnas estavam fraudadas, não estariam permitindo o voto em Jair Bolsonaro, então candidato do PSL. O TSE considerou que a conduta de propagar desinformação pode configurar uso indevido dos meios de comunicação e abuso de poder político.

Assim sendo, o deputado paranaense foi o primeiro parlamentar cassado por esse motivo. Conforme a decisão, Nunes Marques entendeu que “faltam elementos mínimos aptos a comprovarem o comprometimento da disputa eleitoral em decorrência do que veiculado na transmissão”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.