22/08/2023
Cotidiano

Voluntários se mobilizam para ajudar animais abandonados

imagem-27862

 

Aos sábados o Calçadão da Rua XV de Novembro é uma atração para quem gosta de animais. O Canil Municipal juntamente com os voluntários da organização “Amigos do Canil”, promovem uma feira semanal de doação de cães e gatos. O objetivo é trazer para adoção principalmente os filhotes que ainda estão com uma resistência imunológica baixa para viver no Canil.

 

Neste sábado (09) foram doados oito cachorros. Uma das pessoas que adotou um cachorro foi a dona Doura Cordeiro Henke. “Falam que eu gosto mais de cachorro do que de gente. Mas coitados dos bichinhos, alguém tem que cuidar deles”, diz a senhora que já tem dois cachorros. E não é apenas os cachorros trazidos do Canil que são colocados para adoção. Muita gente leva animais encontrados nas ruas. “Tinha esse cachorro na frente da minha casa, então vim na feira e eles me orientaram que trouxesse o cão até aqui”, relata Jean Patrick do Nascimento, que logo viu o animal ser adotado por um casal.

 

O funcionário do canil, Aldonei Bonfim, fala que a pessoa que pretende adotar um animal tem que seguir um procedimento, mas o mais importante é ter amor pelos bichos. “A primeira coisa que perguntamos é se a pessoa tem amor pelos animais, pois isso é o mais importante. Depois ela faz um cadastro e assina um termo de compromisso que irá cuidar bem do bicho adotado”, comenta Aldonei. O funcionário também explica que muitas vezes são feitas visitas para saber se a pessoa está cuidando bem do cachorro ou gato que foi adotado.

 

Quem não pode adotar, como é o caso de Carla Werber Bender dos Santos, pois ela mora em apartamento, pode ajudar fazendo doação em dinheiro, medicamento, ração ou ser voluntário. “Infelizmente hoje eu não posso levar um cachorro, então contribuí com uma quantia em dinheiro”, menciona Carla.

 

O voluntário Josef Kopf, explica que as doações em dinheiro são destinadas paras as despesas gerais do canil, entretanto a ideia é montar uma sala de cirurgia para atender os animais. “Fizemos um boleto com doze meses. Cada mês a pessoa ajuda com R$ 10. Se conseguirmos que 50 pessoas ajudassem, já poderíamos construir a sala de cirurgia para os animais”, observa Josef.

 

Quem quiser ajudar pode telefonar para (42) 8402 2412 e falar com Aldonei. E também pelo telefone 3622 4616 e falar com Josef ou comparecer no endereço: Rua Padre Salvador Renna, 986 (Restaurante Heimathaus).

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.