22/08/2023
Guarapuava Política

Voo que traria Suplicy a Guarapuava nesta quinta retornou a Campinas

Suplicy faria palestra na Unicentro e tinha entrevista no Portal RSN. A aeronave levantou voo, mas por questões técnicas retornou a Campinas

suplicy

Suplicy (Foto: Senado Federal)

O deputado estadual por São Paulo, Eduardo Suplicy (PT) teve a vinda a Guarapuava cancelada. Nesta quinta (13), ele cumpriria agenda programada pelos mandatos do deputado estadual Dr. Antenor e das vereadoras Cris Wainer e Professora Terezinha.

De acordo com informações da vereadora Cris Wainer, a justificativa dada pelo aeroporto de Guarapuava é que a aeronave chegou a levantar voo. “A chegada estava atrasada 40 minutos quando nos avisaram o cancelamento porque teve que retornar a Campina. Só nos disseram que são questões técnicas”. Conforme a vereadora, nova datar vai ser agendada.

Junto com Suplicy, o presidente da Itaipu, estava o deputado Tadeu Veneri (PT). “O aeroporto está cheio de passageiros esperando para embarcar”. Em contato telefônico com o Portal RSN, o Assessor Especial da Presidência da Azul Linhas Aéreas, Ronaldo Veras, confirmou que, por problemas técnicos, a aeronave precisou retornar.

De acordo com a programação, uma das principais pautas do deputado seria a palestra marcada para às 19h30 na Unicentro, campus Santa Cruz. Lá, o ex-senador e economista falaria sobre a ‘Renda Básica de Cidadania’. Trata-se de um programa social de transferência de renda incondicional, suficiente para sustento de uma vida livre e digna. Com a Renda Básica, conforme o deputado, elimina-se a burocracia de atestar o quanto se ganha e a dependência de um benefício.

Não importa o quanto a pessoa obterá com seu trabalho remunerado, o lucro será dela, independente de receber a Renda Básica. Isso estimula o progresso. Trata-se de garantir dignidade e liberdade ao ser humano, que poderá escolher melhor sua atividade. Não precisando aceitar qualquer coisa para garantir seu sustento.

Sancionada em 2004 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Lei 10.835, de autoria de Suplicy, até hoje não foi regulamentada. Por isso, conforme o deputado, o benefício nunca entrou em vigor. De acordo com a legislação, ela estabelece que a partir de 2005 todo cidadão brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil há pelo menos cinco anos, tem o direito a uma renda básica.

E isso independe da condição socioeconômica. Essa renda, conforme o texto, deve ser paga mensalmente em dinheiro. O valor será em igual montante para cada beneficiário. Além da palestra na Universidade à noite, o parlamentar iria ao Sindicato dos Servidores, Funcionários Públicos e Professores Municipais de Guarapuava (Sisppmug), às 18h. Também participaria de ‘live’ no Portal RSN às 15h30.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.