Enquanto no Brasil as urnas ainda nem abertas, a votação para presidente em países como Austrália, Coreia do Sul, Japão e Nova Zelândia já estavam encerradas. A expectativa da Justiça Eleitoral é que até as 9h (horário de Brasília) as urnas estejam fechadas em 24 cidades de 18 países tenham finalizado a eleição.
A organização das eleições no exterior, como o envio de urnas e a abertura de seções eleitorais, fica a cargo do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF). O órgão informou que já começou a receber os primeiros boletins de urna provenientes de outros países.
De acordo com o desembargador Roberval Belinati, presidente do TRE-DF, até o momento houve poucas ocorrências registradas: uma urna eletrônica precisou ser substituída por uma de lona em Wellington, capital da Nova Zelândia. Já em Istambul na Turquia, precisou ser afastada, após dar orientações erradas a uma eleitora deficiente visual.
Neste ano, 181 cidades estrangeiras terão seções eleitorais. Conforme a Justiça Eleitoral, mais de 697 mil eleitores estão aptos a votar no exterior, um aumento de 39,21% em relação às eleições gerais anteriores, em 2018.
DADOS
Até o momento, oito países encerraram as votações. Em seis deles, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está a frente de Jair Bolsonaro (PL). Sendo eles, Nova Zelândia, Coreia do Sul, Singapura, Finlândia, Quênia e Egito. Já em Taiwan e Grécia, Bolsonaro ganhou mais votos do que o petista.
NO BRASIL
Mais de 156 milhões de brasileiros estão aptos para voltar às urnas neste domingo (30), para o segundo turno das eleições para presidente da República.
De acordo com a Constituição Federal, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos. O voto é facultativo para os analfabetos e os maiores de 70 anos, bem como para os maiores de 16 e menores de 18 anos.
Aqueles que não votaram na primeira rodada eleitoral podem votar no segundo turno, mesmo que ainda não tenham justificado a ausência. Isso porque, de acordo com o TSE, cada turno de votação é uma eleição independente. Assim, o não comparecimento ao primeiro não impede a participação no segundo.
Por fim, o horário de votação neste domingo é o mesmo do primeiro turno: das 8h às 17h, pelo horário de Brasília.
(*Com informações do G1)
Leia outras notícias no Portal RSN.