22/08/2023

Voto consciente, uma necessidade imediata!

O Ministério Público lançou nesta quinta-feira (16) em Guarapuava um movimento que se alastra pelo Estado inteiro. É o Paraná sem corrupção que prevê ações nas colégios como forma de mudar a cultura do "jeitinho brasileiro" que apregoa a cultura da esperteza, da enganação. São atitudes simples, do dia a dia que faz com o desvio de conduta, a inversão de valores contribua para a banalização da corrupção do País, começando pelos municípios.

Em Guarapuava existe uma situação muito peculiar. O presidente da Câmara de Vereadores, hoje afastado por decisão judicial, o peemedebista Admir Strechar, mandou a Justiça às favas. Anda com a cabeça erguida pela cidades, viaja para a Argentina para pescar; curte "férias" em pontos turísticos brasileiros como Bonito e o Pantanal, às custas do dinheiro público que recebe sem trabalhar. Strechar perdeu a função, mas não perdeu o subsídio financeiro.  Foram quatro anos de "racha"de salários com assessores e outros "jeitinhos brasileiros"para aumentar a sua renda mensal. Era uma esquema de corrupção a olhos vistos e que se repetia em outros gabinetes, tanto é que outros quatro vereadores foram envolvidos na Operação Fantasma desencadeada pelo Gaeco. E o que é ainda pior: a maioria se achou credenciada para concorrer a uma das 21 vagas, nas eleições deste ano. E se alguém falar mal, ainda corre risco de protagonizar ação judicial. Afinal, ninguém é julgado culpado até que tudo transite em julgado. Como se vê argumentos de inocência é o que não faltam, mesmo que as evidências comprovem o contrário.

Se a justiça é morosa, como se costuma dizer, a população pode muito bem banir os maus políticos. A hora é agora. Se o Paraná pede o fim da corrupção, nada melhor do que Guarapuava dar o exemplo. Voto consciente já!   

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.