22/08/2023

Welder e Babes, exemplos de superação

imagem-42209

Uma boa dica para os responsáveis pela elaboração dos planos de governo dos candidatos a prefeito é a participação dos paratletas Welder Kanf e Eziquiel Babes nas Paraolimpíadas de Londres. São dois destaques nacionais que estão na invisibilidade em Guarapuava com certeza por falta de apoio. Já vi outros atletlas, com o merecido mérito, serem prestigiados pela Prefeitura de maneira diferenciada.

O tratamento dado a Welder e Babes deve ser especial, mesmo porque eles são especialíssimos. São pessoas que deixaram a deficiência de lado (ambos são cadeirantes), e encontaram uma forma de mostra ao mundo que são capazes. Os dois guarapuavanos derrubaram as fronteiras do preconceito, das dificuldades e são os melhores do mundo no esporte que praticam. Será que nossos governantes sabem disso? Me refiro a importância desses dois atletas para Guarapuava e, principalmente, para a parcela de guarapuavanos que sofrem algum tipo de limitação física. Creio eu que mais ainda para as pessoas ditas normais que evitam olhar para um deficiente porque faz mal aos seus olhos tapados pelo preconceito, pela ignorância. Disso isso porque um dia ouvi um comentário que partiu de um secretário municipal ainda em aitividade: "eu viro a cabeça para o outro lado quando vejo um ônibus da APAE".  Lembro também quando Welder e Babes conquistaram as primeiras vitórias no cenário nacional e o  então prefeito Vitor Hugo Burko convidou-os a ir ao seu gabinete. Subir como se a Prefeitura não possui acessibilidade? Em vez de descer até eles  os atletas foram carregados por funcionários até o gabinete numa situação constrangedora.

Guarapuava tem até 200 anos e ainda não está preparada para essa parcela da população. É preciso avançar nessa questão. Mas necessário ainda é avançar com força para quebrar as barreiras do preconceito, para que possamos ter acessibilidade, para que possamos olhar nos olhos dessas pessoas e admirá-las, tê-las como exemplo de superação. Bato palmas incansavelmente para Welder e Babes. É Guarapuava nas Paraolimpiadas de Londres. Alguém já parou para pensar qual é a dimensão dessa importância? Está na hora de mudar!

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.