O atleta guarapuavano Welder Knaf embarcou ontem (5), rumo a Tóquio. Ele vai representar o Brasil e Guarapuava no tênis de mesa nos Jogos Paralímpicos. Assim, a primeira parada é na cidade de Hamamatsu, para um período de treinamentos e aclimatação. A Paralimpíada começa no dia 24 de agosto e segue até 5 de setembro.
Para se preparar para a competição, Welder estava treinando diariamente no Ginásio de Esportes Zila Mendes Guiné, no bairro Santana, em Guarapuava. Conforme o atleta, ele seguia uma vez por mês para São Paulo, onde se unia aos outros esportistas que também vão participar dos jogos. “Lá temos um treino muito específico, para pegar ritmo”.
HISTÓRICO
O nome que já foi confirmado em outras Paralímpiadas, formou a equipe brasileira que conquistou uma medalha inédita para o esporte. Medalhista de prata em Pequim (2008), competiu em Londres (2012) e Rio (2016). Conforme o atleta, o tênis de mesa surgiu como uma forma de desenvolver ainda mais o raciocínio, a velocidade e a técnica.
Assim, ele representou o Brasil em importantes competições como o Parapan (2003), campeonato em que trouxe uma medalha de ouro na modalidade por equipes. Além disso, nos Jogos Parapan-Americanos do Rio de Janeiro (2007), ganhou a medalha de prata na disputa individual e ouro por equipe.
EMOÇÃO
De acordo com Welder, mesmo que já tenha participado de muitas competições, a emoção é sempre grande. “É o maior evento mundial e conta com muitas modalidades. Sendo assim, mesmo que eu já tenha participado de outras edições, posso dizer que é inesquecível. Neste momento pandêmico, se torna mais especial ainda. Então, mesmo com todas as dificuldades, fui classificado e não vejo a hora de jogar. Treinei para isso”.
Leia outras notícias no Portal RSN.