22/08/2023
Geral Paraná

Wi-Fi garante estabilidade em vistorias de veículos no Detran

imagem-128828

Da Redação, com assessoria 

Curitiba – As vistorias veiculares feitas de forma digital em todas as unidades do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) agora são feitas usando rede de internet sem fio. O Governo do Estado investiu R$ 300 mil na compra e instalação de 150 antenas internas, 10 externas e ainda dois controladores de sinal para garantir uma conexão mais rápida, estável e segura.

“Antes as vistorias eram feitas usando internet móvel, nas redes 3G e 4G. Em algumas regiões isso gerava quedas de sinal e instabilidade no serviço. Com a rede fixa e sem fio, solucionaremos estes problemas e teremos ainda mais agilidade no atendimento ao cidadão”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

O projeto para a instalação do sistema Wi-Fi foi desenvolvido pela coordenadoria da Gestão da Informação do Detran, com apoio da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), e já traz bons resultados.

“Melhorou bastante a estabilidade na conexão da internet e não temos mais o problema de cair o sinal, ou ficar lento o serviço. Uma vistoria no Detran hoje não leva mais do que cinco minutos”, diz o servidor Erick Anastácio Nehring, que trabalha há nove anos no Detran em Maringá e atua na vistoria há quatro anos.

“Desde que a vistoria digital foi implantada o nosso trabalho tem sido muito mais produtivo. O aplicativo nos traz diversas funções com passo a passo, inclusão de fotos e histórico do veículo, por exemplo”, destaca o vistoriador na Ciretran de Guarapuava, Pietro Nunes Lozove. 

O Detran começou os testes do aplicativo de vistoria digital em 2015 e implantou o serviço em todas as unidades a partir de 2016. No ano passado foram feitas 1.442.042 vistorias que, por serem arquivadas online, permitem ao Detran fazer auditoria nos processos e acompanhar em tempo real o atendimento aos usuários. 

VISTORIA AGENDADA

O Detran Paraná já testa, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, um projeto piloto que permite a agenda prévia das vistorias veiculares – obrigatórias no primeiro emplacamento, troca de município ou transferência do veículo. Com a mudança, os usuários poderão escolher a data e o horário para fazer o serviço, sem filas ou deslocamentos desnecessários

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.