22/08/2023



Agronegócio

Wintershow é desenvolvimento e prosperidade

imagem-101941

Taís Nichelle

Todos os anos, o Wintershow apresenta as últimas novidades do mercado para as culturas de inverno. Em meio à máquinas de última geração, um passado de muita luta e trabalho braçal vai ficando cada vez mais distante. Para as novas gerações, é difícil imaginar como era antes da tecnologia.  

Siegfried Milla faz parte da primeira geração de imigrantes alemães do distrito de Entre Rios. Uma geração calejada, que deu tudo de si para transformar a Agrária na potência que é hoje. As dificuldades eram muitas: faltava maquinário, faltava conhecimento e principalmente, crédito. “Era uma safra frustrada atrás da outra. Não sabíamos quando e como plantar”, conta Milla. 

A tecnologia era pouco desenvolvida. Os tratores eram operados por meio de manivelas e não substituíam o trabalho manual. “Eles apenas aravam a terra. O resto, era no braço”, recorda. Com carinho, Milla guarda uma coleção de tratores antigos. Verdadeiras preciosidades, como o Lanz Bulldog, um trator fabricado pela Heinrich Lanz AG na Alemanha, por volta de 1940 e que funciona com um combustível nada convencional. “Em época de guerra, faltava gasolina e diesel. Por isso, o bulldog pode ser abastecido com banha de porco”, conta o agricultor.

Os relatos de Siegfried Milla só reforçam ainda mais a importância da tecnologia e do conhecimento, responsáveis por facilitar cada vez mais o trabalho do agricultor. Por isso, eventos como o Wintershow são fundamentais para que haja desenvolvimento e prosperidade agrária. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo