A Câmara Municipal de Vereadores em Prudentópolis tem novo membro. A partir da sessão desta terça (13), o então suplente Ivo Proczkevicz assume a vaga deixada pelo ‘tucano’ Iroslau Woruby. Ele teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral por compra de votos.
Conforme a ação ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral, o esquema consistia na utilização de vales-combustível de posto de gasolina pertencente a um empresário. As investigações apuraram que ao menos 27 eleitores receberam 10 litros de combustível cada.
No entanto, o recebimento estava condicionado à colagem de adesivos de apoio ao candidato. Além disso, uma eleitora recebeu medicamentos em troca da promessa de voto, nas últimas eleições municipais. Além de perder o mandato, Iroslau está condenado a pagar multa de R$ 15 mil. Entretanto, ele se mantém elegível.
Em abril deste ano, a defesa do vereador cassado teve o último recurso negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Portanto, a sentença é definitiva e o presidente da Câmara, Laldemiro Budenik, extinguiu o mandato de Woruby.
MAIS CASSAÇÃO
Além de Woruby, mais um vereador está prestes a ter o mandato cassado. O também ‘tucano’ Adão Kostecki Primo, condenado por júri popular a 17 anos e 23 dias de prisão em regime fechado, continua legislando. Isso ocorre por força de recursos impetrados pela defesa na tentativa de anular a sentença.
Adão está condenado por homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil, além de impedir a defesa da vítima. Conforme o processo, Vicente Cravelin foi alvo de disparos fatais de arma de fogo no momento em que estava de costas para Adão.
Leia outras notícias no Portal RSN.