22/08/2023
Política Região

Woruby perde o mandato na Câmara de Prudentópolis

Woruby foi condenado pela Justiça Eleitoral por 'compra' de votos, já que eleitores receberam combustível para colar adesivos nos carros

worubi

Woruby fica sem mandato (Foto: Arquivo/RSN)

A Câmara Municipal de Vereadores em Prudentópolis tem novo membro. A partir da sessão desta terça (13), o então suplente Ivo Proczkevicz assume a vaga deixada pelo ‘tucano’ Iroslau Woruby. Ele teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral por compra de votos.

Conforme a ação ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral, o esquema consistia na utilização de vales-combustível de posto de gasolina pertencente a um empresário. As investigações apuraram que ao menos 27 eleitores receberam 10 litros de combustível cada.

No entanto, o recebimento estava condicionado à colagem de adesivos de apoio ao candidato. Além disso, uma eleitora recebeu medicamentos em troca da promessa de voto, nas últimas eleições municipais. Além de perder o mandato, Iroslau está condenado a pagar multa de R$ 15 mil. Entretanto, ele se mantém elegível.

Em abril deste ano, a defesa do vereador cassado teve o último recurso negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Portanto, a sentença é definitiva e o presidente da Câmara, Laldemiro Budenik, extinguiu o mandato de Woruby.

MAIS CASSAÇÃO 

Além de Woruby, mais um vereador está prestes a ter o mandato cassado. O também ‘tucano’ Adão Kostecki Primo, condenado por júri popular a 17 anos e 23 dias de prisão em regime fechado, continua legislando. Isso ocorre por força de recursos impetrados pela defesa na tentativa de anular a sentença.

Adão está condenado por homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil, além de impedir a defesa da vítima. Conforme o processo, Vicente Cravelin foi alvo de disparos fatais de arma de fogo no momento em que estava de costas para Adão.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.