O bairro Xarquinho muda o seu perfil no Mapa da Violência em Guarapuava. O local que há três era considerado um dos mais violentos da cidade hoje é tranquilo. De acordo com dados da Polícia Militar, numa escala de 100% apenas 6% das ocorrências atendidas entre janeiro e agosto deste ano são oriundas do Xarquinho, bairro que abriga cerca de 18 mil habitantes. “Essa é uma situação de tranquilidade em relação aos anos anteriores. Tanto é que durante a audiência pública poucas intervenções foram sobre a segurança. Até me surpreendeu”, disse o capitão Cristiano Cubas.
O policial atribui essa redução ao policiamento ostensivo que está sendo feito no bairro e na Primavera. “ Há três anos o Xarquinho era barra pesada, mas depois que uma viatura fixa fazendo a ronda entre esses dois locais a situação mudou”.
Dentro desse percentual de 6% a maior incidência de crimes é a lesão corporal por brigas e, principalmente, pela violência doméstica. Furtos e roubos tiveram sete ocorrências cada durante os oito primeiros meses do ano.
GANGUES
A formação das gangues existentes no Xarquinho e em outros bairros da cidade começa dentro da escola. A informação é do capitão Cristina Cubas à Rede Sul de Notícias. Por isso, a Patrulha Escolar está fazendo um levantamento para identificar quem são os integrantes das gangues e fazer uma trabalho de conscientização. “É preciso haver a consciência de que gangues não levam a nada, que é prejudicial a vida de cada e a sociedade”.