O projeto para a construção de um novo Hospital Regional está em fase de elaboração no município de Guarapuava. Uma comissão técnica ligada à Unicentro (Universidade Estadual do Centro Oeste) foi constituída este ano e trabalha na execução de um projeto que prevê ainda a implantação de curso de Medicina na universidade como parte essencial para a criação do Hospital. O deputado Zeca Dirceu, disse que foi o primeiro parlamentar a defender a construção do Hospital, e que já deu início a tratativas no Ministério da Saúde visando a liberação de recursos e no Ministério da Educação, buscando apoio ao curso de Medicina para a Unicentro.
A ideia é que seja construído em Guarapuava um Hospital com estrutura suficiente para atender a demanda de toda a região Central do Paraná, que soma cerca de 500 mil pessoas. Além de ser uma cidade pólo, Guarapuava é a única da região que ainda não dispõe de hospital público. “Hoje, os pacientes têm que se deslocar, muitas vezes por longas distâncias, para terem atendimento médico, pois os leitos disponíveis nas unidades de saúde do município não são suficientes para atender a demanda”, relata o deputado. A prefeitura de Guarapuava viabilizará o terreno para a construção do Hospital.
CURSO DE MEDICINA
Em junho deste ano, o governo federal lançou um plano para ampliar a formação de médicos no Brasil. A meta é criar, até 2013, mais 2415 vagas em cursos de Medicina tanto em universidades públicas como em privadas. “A criação de um novo curso de medicina na Unicentro vai ao encontro das prioridades do governo federal. O momento é bastante propício para a implementação do curso de Medicina em Guarapuava”, declarou Dirceu.
O parlamentar lembrou ainda que, em novembro do ano passado, o Ministério da Educação autorizou a implantação de novo curso de Medicina no Centro Universitário de Maringá – Cesumar. “Acompanhei de perto o processo junto às pastas competentes e tivemos a satisfação de ver o MEC autorizando o curso mais rápido do que imaginávamos. Estou muito otimista quanto ao caso da Unicentro”, afirmou o deputado