Cristina Esteche
Os deputados federais Zeca Dirceu, professora Marcivânia do Socorro da Rocha e Pedro Ukizai propuseram moção de repúdio da Câmara Federal à ação considerada truculenta empregada pelo governador Beto Richa (PSDB) em detrimento à manifestação dos professores e professoras da rede estadual de ensino, ocorrido no último dia 29.
No documento os parlamentares dizem que “as manifestações públicas [foram] perfeitamente democráticas. Os manifestantes paranaenses lutam legitimamente por melhores condições de trabalho em prol da educação pública e universal”. A bancada do PSBD, no entanto, se valeu de manobras regimentais da Casa e conseguiu adiar a moção.
Para o deputado federal Zeca Dirceu, contudo, o adiamento não deverá apagar os excessos cometidos pelo governador Beto Richa. “O Paraná vive uma das piores crises de sua história e essa moção demonstra o repúdio que eu, como paranaense, como cidadão que estudou em escolas públicas, tenho à ação truculenta e desmedida adotada pelo governador. Eu tenho lado, e meu lado é o dos trabalhadores e trabalhadoras que tiveram seus direitos retirados”.
A votação da moção deve voltar à pauta da Comissão de Educação na próxima semana e posteriormente enviada à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e ao Governo do Estado.