22/08/2023


Brasil Geral

Zeca Dirceu inclui nova ação no PPA em razão dos casos

imagem-104959

Deputados e senadores votaram e aprovaram nessa quarta feira (16) o Plano Plurianual 2016-2019, relatado pelo deputado federal Zeca Dirceu. O plano de diretrizes, objetivos e metas para os gastos dos próximos quatro anos é fundamental para o planejamento de médio prazo do país. A partir das metas inseridas no plano é que são elaboradas a LDO, lei de diretrizes orçamentárias, e o próprio orçamento da União.
 
O PPA aprovado apresenta diversas particularidades nesta edição, como o destaque para os recursos dispensados ao combate ao mosquito Aedes Aegypt, transmissor da Dengue, Chikungunia e Zika, que também está relacionado aos casos de microcefalia recentes. O plano recebeu a sugestão da deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC) e tem com como objetivo apontar recursos para pesquisas, tratamentos, ensino e inovações tecnológicas voltadas ao combate às doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti.
 
A deputada enviou a sugestão ao PPA em nome da Comissão de Seguridade Social e das frentes parlamentares da Saúde, da Criança e do Adolescente e da Primeira Infância. "Quero agradecer ao deputado Zeca Dirceu por ter acolhido a sugestão, desse tema que estamos debatendo muito hoje, a questão do aumento do numero de crianças com microcefalia. Esta inclusão significa uma ação do parlamento para que possamos ter efetivamente condições de enfrentar esta epidemia", disse a deputada Carmem Zanotto.
 
“É de extrema importância que esses casos de Zika, que estão ocasionando microcefalia em fetos, continuem sendo combatidos e com estratégias adequadas. Assim como o combate à Dengue e a febre Chikungunia, que são também transmitidas pelo mosquito. O PPA aponta recursos especiais para a saúde nessas áreas justamente por entendermos o quão essencial e urgente é essa luta pela erradicação dessas doenças”, disse ainda o relator do plano.
 
O PPA é um requisito para que a Comissão Mista do Orçamento e o Plenário possam analisar o Projeto de Lei Orçamentária (LDO) do ano que vem.
 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo