O deputado federal Zeca Dirceu reagiu à notícia veiculada na mídia de que o Diretório Nacional avaliza a aliança entre o PT e o PSB à Prefeitura de Curitiba. Em vídeo postado nas redes sociais e também encaminhado a este blog, ele se contrapõe à posição defendida por Gleisi Hoffmann. E olha que essa fissura nas hostes petistas do Paraná teve desdobramentos nesta semana. Se ela, que preside o partido em nível nacional, encaminha a decisão de apoio ao candidato Luciano Ducci (PSB) à Prefeitura de Curitiba, Zeca Dirceu reafirma a determinação de candidatura própria na capital paranaense.
Ele diz o seguinte: “Acabo de ver pela imprensa que falam de ‘tratoraço’, de intervenção no partido, a nível nacional, no processo que está em curso para a decisão de uma candidatura a prefeito, a prefeita, pelo PT, de Curitiba. E vi que há um documento, inclusive de dirigentes nacionais, não sei se do diretório nacional ou do GTE, tratando desse assunto. Primeiro quero dizer que considero um desrespeito aos pré-candidatos inscritos, ao diretório municipal e à militância de Curitiba”.
Conforme Zeca, ficar sabendo pela imprensa é, no mínimo, um desrespeito. “E quero reafirmar aqui que essa decisão, ou essa possível decisão, ou esse encaminhamento de decisão, que talvez seja discutido no diretório nacional, em nada muda a minha determinação de continuar defendendo a candidatura própria em Curitiba… A frente ampla é importante, ela está constituída. O PSB, o PV, o PDT, cada um teve o direito de apresentar os seus nomes, por que que só o PT não tem esse direito?”
E diz ainda que vai levar a reivindicação por candidatura própria e a decisão do diretório nacional do partido ao presidente Lula. “Para que ele tome conhecimento e arbitre sobre o melhor caminho a ser tomado nas eleições deste ano na capital paranaense”.
A FALA DE GLEISI
Já Gleisi disse em entrevista à CBN nessa quarta (13): “Nós temos hoje, dentro desses partidos que disputaram conosco, o projeto do PSB que está apresentando a candidatura do deputado Luciano Ducci”. De acordo com Gleisi, Ducci aparece bem colocado nas pesquisas. “Então, nós avaliamos que o melhor passo para o PT em Curitiba seria fechar uma aliança e apoiar o Luciano porque essa também é um pedido do PSB Nacional”.
E continua: “A gente tem construído alianças com partidos que são importantes para nós como PSB, PDT, PCdoB, PV, PSOL, Rede, até o PSDB, setores do MDB para gente disputar as eleições municipais […] A gente tem que ter uma frente ampla do lado de cá. Não podemos ir sozinhos. É montar uma frente que a gente possa fazer esse debate da política e mostrar as diferenças”.
Leia outras notícias no Portal RSN.