22/08/2023




Cotidiano Paraná Saúde

Zika em gestante alerta para remoção de criadouros do Aedes aegypti

A paciente é de Cambé, no Norte do Estado. Conforme boletim desta terça (28), o Paraná tem três casos de zika, sete de chikungunya e 142.098 de dengue

Mosquito-da-Dengue-imagem-ilustrativa-1

Caso de zika em gestante alerta para remoção de criadouros do Aedes aegypti (Foto: Divulgação)

O boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (28) pela Secretaria de Estado da Saúde alerta para a confirmação de três casos de zika, sendo um deles o de uma gestante de 30 anos, no município de Cambé, no Norte do Estado. O caso é autóctone (contraído no local de domicílio da paciente) e foi diagnosticado no primeiro trimestre de gravidez, após resultado de exame sorológico cruzado para dengue e zika.

A gestante está bem e segue com acompanhamento pré-natal na rede pública de saúde. O zika durante a gravidez é preocupante, pois o vírus pode ser transmitido para o feto e levar a lesões cerebrais e neurológicas irreversíveis. A possibilidade desta transmissão só pode ser verificada entre a 18ª e a 20ª semana de gravidez, com a realização de exame de imagens.

Os outros dois casos de zika confirmados nesta publicação são de de Assaí, também autóctone, e de Curitiba, considerado importado. De acordo com o secretário da Saúde, Beto Preto, as medidas de prevenção e controle da zika são as mesmas da dengue e chikungunya, já que todas são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

A primeira medida de combate e a mais eficaz é a remoção dos criadouros do mosquito, eliminando os recipientes que possam acumular água. Estas doenças matam ou podem deixar sequelas, por isso temos o dever como cidadãos de participar deste combate.

DENGUE E CHIKUNGUNYA

O boletim semanal da secretaria estadual da Saúde confirma 142.098 casos de dengue no Estado. São com 13.693 casos a mais em relação à publicação da semana passada, que trazia 128.405 confirmações. O período de monitoramento da doença começou em julho de 2019 e segue até julho de 2020.

No Paraná, são 338 municípios com casos confirmados. Até agora, 111 pessoas morreram por dengue. Os casos notificados passam de 278 mil e abrangem 370 cidades. Conforme a Sesa, 216 municípios estão em epidemia.

Treze deles entraram para a lisa a partir do boletim desta terça: Catanduvas, Lindoeste, Janiópolis, Jandaia do Sul, Marilândia do Sul e Novo Itacolomi. E ainda, Assaí, Santo Antônio do Paraíso, Ribeirão Claro, Salto do Itararé, Arapuã, Ariranha do Ivaí e Lidianópolis.

Conforme a Sesa, em situação de alerta estão 26 municípios e cinco entraram nesta semana: Ampére, Planalto, Guaraniaçu. Califórnia e Congoinhas. Neste período, o Estado tem sete casos confirmados de chikungunya – um deles foi registrado no informe desta semana, na cidade de Andirá. Todos são casos importados de outros estados.

AÇÕES

Além da recomendação para a remoção mecânica dos criadouros, a Secretaria Estadual da Saúde também vai distribuir aos municípios, no decorrer da semana, 15 mil litros do inseticida Cielo, enviados pelo Ministério da Saúde.

A distribuição será feita por meio das Regionais de Saúde, de acordo com análise epidemiológica e do índice de infestação do mosquito nos municípios.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo