A 43ª Zona Eleitoral publicou um novo edital com substituições de mesários para as eleições municipais de Guarapuava. Além disso, só neste ano, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) ultrapassou a marca histórica de 85 mil mesários voluntários. De acordo com o TRE, o número registrado nestas eleições representa quatro vezes maior ao do pleito de 2018 com 20 mil habilitados.
Em Guarapuava, a situação se repete. De acordo com o Cartório Eleitoral, nas duas zonas eleitorais (43ª e 44ª), a soma total apresenta 1.600 mesários. Entretanto, 40% da 43ª Zona são voluntários. Já na 44ª o percentual representa 20%. “São índices bem superiores aos registrados nas últimas eleições”, segundo a técnica judiciária Lariane Teixeira.
Isso significa que no total, 60% dos mesários de Guarapuava fizeram a inscrição voluntariamente. Conforme a técnica, eles são distribuídos entre 199 seções eleitorais da cidade e dos distritos. Além de Campina do Simão e Turvo que juntos com parte de Guarapuava integram a 44ª.
VANTAGENS
Conforme a Justiça Eleitoral, as vantagens em ser mesário estão previstas em legislação. Como auxílio alimentação nos dias de votação e direito a dois dias de folga por dia trabalhado. Além disso, incluindo o dia do treinamento, sem perda do salário. Bem como a isenção de pagamento de taxas em concursos públicos no âmbito do Poder Público Estadual.
Confira aqui o documento da substituição de mesários na íntegra.
Leia outras notícias no Portal RSN.