22/08/2023
Blog da Cris

Zuber deixa a Executiva; Coronel Péricles acumula o cargo

Saída de Zuber é justificada como 'temporária' para tratar de problemas pessoais. Coronel Péricles assume a vaga e já faz a transição

Johann Zuber (Foto: Arquivo/RSN)

O Prefeito Denilson Banhala (PL) promoveu uma readequação significativa no primeiro escalão de Guarapuava com a saída do Secretário Executivo, o agropecuarista Johann Zuber. A máquina administrativa sofreu o ajuste neste começo de semana, sendo a saída de Zuber informada como um afastamento temporário para tratar de “assuntos pessoais”. Ele havia assumido a Executiva em abril deste ano, substituindo Ana Claudia Klosowski. Portanto, esta é a terceira vez em 10 meses que a mesma Pasta troca de comando.

Para preencher o posto mais estratégico da Prefeitura, a escolha recaiu sobre o Coronel Péricles de Matos. O Coronel, que já chefia a Secretaria Municipal de Trânsito, agora acumula o comando da Secretaria Executiva.

A nomeação demanda um grande esforço do novo secretário. A Executiva é, funcionalmente, a pasta mais próxima do Gabinete do Prefeito, situada em sala anexa. É a responsável por coordenar atos institucionais cruciais, tanto internos quanto externos ao Paço Municipal.

O acúmulo de funções, no entanto, ocorre em um momento de profunda reestruturação na pasta original do Coronel Péricles de Matos. Ele está liderando a transformação da Setran na nova Secretaria de Defesa Social e de Trânsito. Essa mudança não é apenas de nomenclatura. Isso porque a Pasta incorpora atribuições diretas referentes à segurança pública. Além de um passo decisivo na preparação para a criação da Guarda Municipal.

DUPLA JORNADA

A decisão de colocar um militar de carreira e já na reserva na Executiva, ao lado da tarefa de liderar a Defesa Social, pode ser um movimento que sinaliza a intenção de Baitala. Ou seja: impor disciplina, articulação estratégica e foco operacional no ‘coração’ da administração. A expectativa é garantir que as pautas mais sensíveis sejam conduzidas com maior rigor.

A análise foca agora em como o Coronel Péricles de Matos irá gerir essa dupla jornada. Ele terá de conciliar a complexa missão de administrar o backoffice do Gabinete, que exige articulação institucional e política, com a urgente tarefa de reestruturar a segurança pública e o trânsito da cidade para atender às demandas da população de Guarapuava.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.