22/08/2023


A ciclicidade da moda e a volta da estética mediterrânea

A característica cíclica do universo é uma loucura e está perpetuada, inclusive, no mundo da moda. Basta reparar como sempre estamos recuperando tendências do passado

lotus

Conforme o último relatório da Stylight, a Dolce Vita e a estética mediterrânea são tendência soberana desde agosto de 2022 (Imagem: Reprodução/HBO)

A característica cíclica do universo é uma loucura e está perpetuada, inclusive, no mundo da moda. Basta reparar como sempre estamos recuperando tendências do passado. E sabe quem é a principal responsável por isso? A mídia. As produções cinematográficas nos inspiram a seguir um estilo, que muitas vezes nem surgiram em nossa época, e nossa, isso é TÃO representativo.

Ao repetirmos estilos que fizeram sucesso anos atrás, fazemos um apanhado histórico que relaciona o período em que a sociedade estava imersa e contribui para o desenvolvimento cultural do momento que vivemos. ‘Moda’ significa modo/maneira, da origem etimológica do latim ‘modus’. Portanto, moda está carregada de identidade, símbolos e valores que refletem o todo.

THE WHITE LOTUS

Por exemplo, a HBO liberou a segunda temporada de ‘The White Lotus’ e a série vem sendo considerada a maior propulsora da estética italiana na atualidade. Porém não é de hoje que indústria cinematográfica explora esse hype mediterrâneo, essa história vem lá de 1960.

(Imagem: Reprodução/HBO)

Como escreveu o blog de Hylentino: “Imagine que o verão de 2023 nos leve de volta à década de 1960. No ar há o mesmo cheiro de cítricos e salgados, de manjericão e raios solares na pele. Há até o mesmo guarda-roupa”. Conforme o último relatório da Stylight, a Dolce Vita e a estética mediterrânea são tendência soberana desde agosto de 2022.

As cogitações dão conta que talvez isso se deva pela nostalgia pós-pandemia e o fascínio perfeito para cartão postal de destinos de férias realistas como Ponza e Pantelleria. Ou ainda o casamento Dolce & Gabbana de Kourtney Kardashian e Travis Barker.

(Foto: Ellen von Unwerth)

Tops e chinelos nunca foram tão “UAL” quanto que agora. Eles registraram um aumento de 77%, 12% e 57% nas pesquisas de compras, respectivamente. Além de repercutir no mercado, a estética italina está influenciando os padrões de imagem e isso pode ser visto nas produções que estão culminando nos cinemas, streamings e redes sociais. Fique atento e inspire-se muito!

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Antunes

Jornalista

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