As eleições diretas e frequentes são, sem dúvidas, importantes conquistas democráticas da atualidade. Assim, as emoções se afloraram nesse domingo (2) após as votações. Isso porque, o presidente do Brasil será decidido em 2º turno, etapa prevista para ocorrer em 30 de outubro, último domingo do mês.
Os dois candidatos que seguem na disputa se dizem preparados. Lula fez um breve pronunciamento em São Paulo enquanto Bolsonaro falou na entrada do Palácio da Alvorada, em Brasília.
Lula falou à imprensa minutos antes do adversário. Sorrindo o tempo todo durante o breve discurso, fez uma fala otimista sobre a continuidade da campanha e se mostrou animado para travar um debate com Jair Bolsonaro sem outros candidatos para dividir a atenção.
Mais sério, Bolsonaro concedeu entrevista a um grupo de jornalistas que o aguardava na entrada da Residência Oficial do presidente da República. Para ele, serão quatro semanas para mostrar à população as consequências negativas do isolamento social, devido à pandemia, e da guerra na Ucrânia na economia do país.
COMO FUNCIONA?
O 2º turno pode ocorrer apenas nas eleições para presidente e vice-presidente da República, governadores e vice-governadores dos estados e do Distrito Federal e para prefeitos e vice-prefeitos de municípios com mais de 200 mil eleitores.
Logo, são eleitos em uma única votação os senadores, deputados federais, deputados estaduais e vereadores, assim como prefeitos e vice-prefeitos de municípios com menos de 200 mil eleitores.
Por fim, pelo critério da maioria absoluta, para ser eleito, não basta ao candidato simplesmente obter mais votos do que os concorrentes. Ele precisa ir além, devendo obter mais da metade dos votos válidos (excluídos os votos em branco e os votos nulos) para ser eleito.
Leia outras notícias no Portal RSN.