sábado, 5 de jul. de 2025

Antonella nasce como o bebê símbolo da luta contra a homofobia

Filha do casal Jarbas e Mikael Bitencourt, Antonella é, antes de tudo, a materialização de um sonho construído a muitas mãos e muito coração

Antonella e os dois pais (Foto: divulgação)

Em um mundo que ainda luta por igualdade e respeito, a pequena Antonella chegou para iluminar caminhos e romper barreiras. Nascida no dia 17 de maio de 2024, data que marca o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, ela já carrega na breve existência um simbolismo poderoso. É a primeira bebê nascida no Sul do Brasil com o DNA de dois pais. Fruto do amor, da ciência e da coragem de sonhar diferente.

Dois pais e uma filha (Foto: divulgação)

Filha do casal Jarbas e Mikael Bitencourt, juntos há 16 anos, Antonella é, antes de tudo, a materialização de um sonho construído a muitas mãos e muito coração. A fertilização ‘in vitro’ foi possível graças à generosidade da irmã de Mikael, que doou os óvulos. À eles, se juntou uma amiga do casal, que se ofereceu como barriga solidária. O sêmen usado foi de Jarbas. O resultado, portanto, é uma bebê que carrega, literalmente, um pedacinho dos dois pais no DNA.

De acordo com Mikael, Antonella é o amor em forma de gente.

Ela nasceu para mostrar ao mundo que famílias são feitas de afeto, e não de padrões.

E foi assim que Antonella, ainda recém-nascida, se tornou um símbolo nacional de inclusão e diversidade. Assim sendo, inspira milhares de pessoas com a própria história. Nas redes sociais, o trio encanta com momentos do cotidiano, criando um espaço de afeto, representatividade e informação. Em pouco tempo, o perfil da família ultrapassou os 130 mil seguidores e registrou mais de 12 milhões de visualizações em apenas 30 dias.

INSPIRAÇÃO

O impacto da história chamou a atenção do mercado publicitário. Marcas reconhecidas pelo compromisso com causas sociais rapidamente se aproximaram da família. Willbank, O Boticário e Leiturinha enxergaram na trajetória de Antonella e dos pais uma mensagem potente e alinhada com os valores de respeito, diversidade e amor sem rótulos.

Conforme disse Jarbas, eles estão felizes com o interesse de empresas que não apenas vendem produtos, mas também abraçam causas que realmente importam. “Apoiar a luta contra a homofobia é apoiar o futuro”.

Além da presença nas redes, Jarbas e Mikael têm se tornado vozes ativas em eventos acadêmicos e sociais. Foram convidados por instituições como a Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia da Unisinos (Lago). Também participam de simpósios em Porto Alegre e Florianópolis, em parceria com o Projeto ‘Nós Tentantes’, que incentiva a doação de óvulos e destaca a importância da fertilidade assistida.

Mostramos que a barriga solidária e a doação de óvulos são caminhos possíveis para todas as famílias, casais homoafetivos, heterossexuais ou pais e mães solos. O importante é o amor.

Com voz serena e olhar firme, Jarbas completa:

Queremos inspirar outras mulheres a doarem óvulos e mostrar, com a nossa história, que ser pai ou mãe é um sonho possível, independentemente da orientação sexual. Antonella é a prova viva disso.

Em meio a tantos desafios, Antonella brilha como um símbolo de esperança. E essa história, ainda no comecinho, já promete marcar gerações.com doçura, coragem e muito, muito amor.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.