22/08/2023
Cotidiano Em Alta Guarapuava

Aos 55 anos, diarista muda de vida e encontra propósito na cozinha

Conheça a história de Ana Lúcia de Oliveira, que superou o medo e criou as "Delícias da Ana" como forma de recomeçar

(Foto: Thiago de Oliveira/RSN)

Aos 55 anos e após uma vida inteira dedicada a trabalhos como diarista, babá, doméstica e caixa de supermercado, Ana Lúcia de Oliveira se viu diante de um dilema. Com a diminuição das diárias, ela precisava de uma nova fonte de renda, mas desta vez queria trabalhar em casa. “Eu pensei: o que eu faço? Tentei começar fazendo pão, bolos, cuca de banana.”

O que começou como uma necessidade, rapidamente se transformou em um propósito. Assim nasceram as ‘Delícias da Ana‘, um pequeno negócio de doces e salgados feitos sob encomenda que está mudando a vida dela.

SUPERANDO O MEDO

O caminho, no entanto, não foi fácil. Ana revela que “mergulhou no escuro”, sem nenhum investimento inicial. O maior obstáculo foi o medo de errar as receitas, especialmente a da empadinha, que hoje é um dos carros-chefes.

“Eu tinha medo, quase desisti de fazer empadinha porque eu tinha medo de errar a massa e não dar certo”, confessa. “O empadão foi o pior ainda, porque era muito grande. Eu tinha medo de fazer a tampa, não conseguia, ficava feio.”

Com o incentivo dos filhos Feliphe e Thiago, e de uma comadre e amiga próxima, Franciele, ela persistiu. “Fomos para a segunda massa, e a segunda massa ficou ótima”, lembra. “Hoje eu não tenho medo de mexer em massa. Eu vou, pesquiso, tiro a receita, faço a receita. Começou com rabiscos, agora eu já tenho um caderno para anotar as receitas.”

DESAFIOS

Depois de uma vida inteira trabalhando para patrões, Ana agora enfrenta os desafios de gerir o próprio negócio. Ela, que não teve oportunidade de estudar, hoje precisa controlar o caixa, gerenciar o limite do cartão de crédito para comprar os insumos e calcular a produção.

“Ser a própria patroa é uma responsabilidade, né? Muita responsabilidade, porque cada massa que eu vou fazer, eu peço a Deus que eu acerte, não erre a massa, porque é um prejuízo que eu não posso ter.”

A jornada, que começou há apenas dois meses, teve que ser construída do zero. “Eu não tinha um rolo de esticar massa, eu esticava com um litro. No primeiro mês, eu fui e comprei o que faltava. Depois que as vendas aumentaram, a primeira coisa que eu comprei foi uma fritadeira elétrica.”

O que mais impulsiona Ana a continuar são os elogios dos clientes. “No começo eu até chorava pelos elogios, porque eu não sabia que ia ter tantos. Isso me dá mais força para continuar, não desistir.”

O trabalho, segundo ela, também foi fundamental para a saúde mental. “Foi uma ocupação para minha cabeça. Por mais que quando chega a tarde, às vezes eu estou muito cansada, mas feliz.”

OLHANDO PARA O FUTURO

Ana, que fez aniversário há poucos dias, não imaginava uma mudança tão grande nessa fase da vida. Agora, o objetivo é claro: “Já pensou eu ter uma vida digna com o meu trabalho? Eu tenho que me virar, tenho que ter o meu próprio sustento. E estou tendo.”

Ela deixa um recado para quem pensa em mudar de área: “Não desistir. Por mais que você tenha dificuldade. Eu comecei do zero. Hoje, claro que ainda não tenho toda a clientela que eu pretendo ter, mas pretendo trabalhar nessa área que eu estou agora.”

Ana fez aniversário na última sexta (14) (Foto: Thiago de Oliveira/RSN)

Para encomendar uma das delícias da Ana é só enviar uma mensagem para o número (42) 9 9900-7174, ou entrar em contato pelo Instagram @compredeliciasdaana. O jornalista que escreveu esta reportagem é filho da Ana e pode atestar que os quitutes são muito saborosos!

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.