Depois de mais de 70 anos de escavações, o governo egípcio fez ontem (25) um megaevento para reinaugurar a Avenida das Esfinges ao público. Os quase três quilômetros de comprimento e sete metros de largura da avenida, que liga o Templo de Karnak ao Templo de Luxor, foram escavados na antiga cidade de Tebas. Assim, a atual localização é na cidade de Luxor.
Os dois lados da avenida têm fileiras de esfinges e estátuas com cabeças de carneiros. A Avenida das Esfinges foi concluída no reinado de Nectanebo I, entre 380 e 360 antes de Cristo, e ficou durante séculos soterrada pelas areias. Desse modo, os primeiros traços da existência da avenida foram descobertos apenas em 1949.
O megaevento não foi o primeiro do tipo organizado pelo governo egípcio. Ele faz parte um esforço do país para promover as descobertas arqueológicas com o objetivo de atrair turistas de todo o mundo no pós-pandemia. Por fim, em abril deste ano, o governo organizou um “desfile de faraós”, uma procissão que levou 22 múmias para um museu recém-inaugurado na cidade do Cairo.
Leia outras notícias no Portal RSN.