A Bienal Pública!, projeto de inclusão cultural da Bienal de Quadrinhos de Curitiba, lança sua edição 2021, nesta quarta (28). São 51 obras de diversos artistas do país, que tratam da relação entre música e quadrinhos. Há uma capivara rapper, uma expansão gráfica de uma música da banda Pink Floyd, o resgate do histórico Festival de Águas Claras, além de Sonic Youth, The Cramps e um baião que incendiou o Paraná.
Uma live com Fabio Zimbres, curador da edição, ocorre na próxima sexta (30). E também de Camilo Maia, designer que assina o projeto gráfico; de Fúlvio Pacheco, coordenador da Gibiteca de Curitiba; e de Gilmar Kaminski, um dos coordenadores da Bienal de Quadrinhos de Curitiba. Na live, os convidados falarão sobre o processo de seleção dos trabalhos, a relação entre música e quadrinhos, tema desta edição, e também sobre o edital ao qual o projeto está vinculado.
Sob a curadoria do quadrinista, ilustrador e artista visual Fabio Zimbres, foram escolhidas 51 obras entre 103 inscritos, que representam a criatividade e a diversidade de artistas de todo o país. São HQs, roteiros, animações, poesias, vídeos e outras formas de expressão que dialogam, de alguma forma, com o tema música & quadrinhos. Esta é a terceira edição do projeto, que já publicou centenas de artistas, iniciantes ou não, em coletâneas lançadas em 2016 e 2018.
Leia outras notícias no Portal RSN.