Dois estudantes brasileiros conquistaram medalhas de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) 2022. Esta é a primeira vez que a olimpíada ocorre de forma presencial depois de dois anos de modo virtual por causa da pandemia do coronavírus.
As provas foram divididas em dois dias. Os inscritos precisavam resolver três problemas diários em 4h30. Além disso, brasileiros conquistaram uma medalha de prata e duas de bronze.
Assim, Olavo Paschoal Longo e Marcelo Machado Lage, estudantes de 18 anos do Colégio Etapa, de São Paulo, receberam medalhas de ouro. Os dois alunos já contam com experiências em outras competições de matemática nacionais e internacionais, tais como a Olimpíada Ibero-Americana de Matemática e a Olimpíada de Matemática do Cone Sul.
Diferencial no currículo
Marcelo Lage é de Belo Horizonte (MG), mas se mudou para São Paulo em razão dos estudos. O jovem analisa que, além do esforço e dedicação à matemática, ter participado de outras olimpíadas anteriormente ajudou na vitória na competição, considerada a maior da área de matemática.
Por fim, natural de São Paulo, Olavo Longo afirma que a medalha de ouro é fruto do trabalho de muitas pessoas ao longo do caminho, em especial do professor Régis Prado Barbosa, que apresentou o mundo da Matemática.
Leia outras notícias no Portal RSN.