Quando se trata de aplicativos de relacionamento, muitas mulheres enfrentam receios, medos de golpes e inseguranças. Essas preocupações são especialmente relevantes para aquelas com mais de 50 anos, que podem não estar familiarizadas com essas plataformas. É por esse motivo que Maria Helena Machado, uma gaúcha de 66 anos, criou a Bruxas do Match, uma iniciativa voltada a auxiliar as mulheres a navegarem com segurança nos aplicativos de relacionamento. Com foco na promoção da autoconfiança feminina, Maria Helena ministrará um curso online gratuito no dia 12 de junho, coincidindo com o Dia dos Namorados.
Por meio dos conhecimentos em perícia criminal e habilidade em identificar inconsistências nos perfis masculinos, a Bruxas do Match visa fornecer informações valiosas para evitar golpes. “Sempre fui uma pessoa extremamente detalhista, e meus estudos em perícia criminal me permitiram perceber detalhes na mensagem transmitida. Quando comecei a usar aplicativos de relacionamento, observei minuciosamente as fotos dos perfis masculinos e identifiquei contradições”.
O ponto de partida
Após um período de luto e reflexão com a morte do marido, Maria Helena decidiu buscar novas amizades e experimentar conversar com homens nos aplicativos de relacionamento. Com o apoio de uma terapeuta, ela conheceu pessoas e adquiriu confiança até para tentar encontros pessoais. Dois anos se passaram e Maria Helena identificou que muitas mulheres sentem receio de entrar nos aplicativos devido ao medo de golpes e decepções, o que a motivou a criar a Bruxas do Match.
O medo de cair em golpes é uma das principais preocupações das mulheres ao criar um perfil em aplicativos de relacionamento, mas é possível utilizar essas tecnologias com segurança e conhecer pessoas interessantes. O primeiro passo é estar emocionalmente bem, sem sentir carência. A carência e a baixa autoestima são fatores que tornam as mulheres mais vulneráveis a golpes e manipulações com promessas vazias.
Bruxas como sábias conselheiras
O nome “Bruxas do Match” representa a jornada das mulheres em superar obstáculos e buscar avaliar os sentimentos por meio do autoconhecimento. A palavra “bruxa” simboliza o processo de amadurecimento e transformação, no qual cada mulher tem o próprio tempo para florescer e romper as limitações e as impostas pela sociedade. Já a palavra “match” é uma palavra que começou a ser mais utilizada a partir do Tinder, pois o “dar match” é quando um par é formado entre duas pessoas no aplicativo de relacionamento.
A iniciativa busca fornecer informações para mulheres, especialmente as com mais de 50 anos, para que elas sejam capazes de avaliar os perfis dos homens nos aplicativos de relacionamento e tomarem decisões que resguardem a segurança. “Vivemos um momento na nossa sociedade em que há mais possibilidade de falar abertamente sobre essas questões de relacionamento e sexualidade. Há 40 anos, falar sobre isso era algo impensável. (…) A vida é tão maravilhosa e temos que aproveitar todos os momentos bons que surgem. Quando entendi isso, eu entendi também que poderia me permitir vivenciar situações que hoje são comuns para a maioria das pessoas, mas que, antigamente, eram consideradas um escândalo.
Sobre o curso
O curso gratuito intitulado “Deu Match”, será on-line às 20h (horário de Brasília) no dia 12 de junho. As inscrições ficarão abertas até o dia 11 de junho, sendo ilimitadas. Para se inscrever no curso gratuito Deu Match, as mulheres podem acessar o site. O conteúdo será direcionado a mulheres adultas, independentes e livres para ter algum tipo de relacionamento, com uma atenção especial às mulheres acima de 50 anos, que muitas vezes enfrentam desafios adicionais ao entrar nesse universo.
Serviço
O quê: Deu Match
Quando: segunda (12) – 20h (horário de Brasília)
Onde: on-line, no link disponibilizado após a inscrição
Inscrições: site