22/08/2023


Chuva de meteoros Eta Aquáridas ocorre nesta semana

Devido ao efeito de perspectiva, para um observador na Terra, esses meteoros parecem se originar de um mesmo ponto no céu

Meteoro

Chuva de meteoros (Imagem: Reprodução/Pixabay)

A primeira grande chuva de meteoros de 2022 e uma das melhores para o Hemisfério Sul do planeta ocorre nesta semana, e poderá ser vista de todo o Brasil, se o tempo colaborar. A Eta Aquáridas ocorre quando a Terra atravessa a parte mais densa da trilha de detritos deixada pelo Cometa Halley. Desse modo, cada pequeno fragmento deixado pelo cometa, ao atravessar nossa atmosfera em alta velocidade, gera um meteoro, que é o fenômeno luminoso popularmente conhecido como “estrela cadente”.

Durante uma chuva de meteoros, vários fragmentos da mesma trilha atingem a atmosfera. Dessa maneira, no caso da Eta Aquáridas, a atividade se iniciou em 21 de abril e vai até 12 de maio, mas o momento de maior intensidade da chuva ocorre na noite entre 5 e 6 de maio, quando costuma apresentar mais de 40 meteoros por hora em condições ideais.

Assim, a Eta Aquáridas não é a única das chuvas anuais de meteoros associadas ao Cometa Halley. Além dela, a Oriónidas, que ocorre em outubro, também é gerada pelos detritos do mesmo cometa, mas não é tão intensa quanto a Eta Aquáridas.

COMO OCORRE

Todos os meteoros de uma mesma chuva atingem a atmosfera paralelamente uns aos outros. Isso porque seguem aproximadamente a mesma órbita do cometa ou asteroide de onde se originaram. Entretanto, devido ao efeito de perspectiva, para um observador na Terra, esses meteoros parecem se originar de um mesmo ponto no céu. No caso da Eta Aquáridas, esse ponto fica na Constelação de Aquários, próximo à estrela eta Aquarii.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo