Na última semana um fato inusitado chamou a atenção. Moradores de diferentes Regiões do Brasil afirmaram ter visto uma luz verde cruzando o céu. Nas redes sociais muitas pessoas cogitaram que o fenômeno era extraterrestre, mas na verdade, se tratava de um bólido, um meteoro grande e brilhante, que passou na atmosfera terrestre.
Em entrevista ao Portal G1 o físico e astrônomo Renato Las Casas, aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) explicou que o feixe de luz também poderia ser lixo espacial. Mas a alta velocidade observada é uma característica do meteoro.
Esta não é a primeira vez que ‘coisas estranhas’ são vistas no céu. Outros casos já deram o que falar na mídia. Um dos mais antigos ocorreu em maio de 1986 em São Paulo e Goias e ficou conhecido com a ‘A noite oficial dos óvnis no Brasil’. Naquela noite, a torre de controle da cidade avistou diversos objetos com luzes coloridas sobrevoando a Região. Algumas horas mais tarde, o mesmo fenômeno foi detectado por radares em Anápolis (GO).
Caças militares decolaram do Rio de Janeiro para investigar os objetos estranhos que sobrevoavam os dois estados. As aeronaves tentaram seguir os objetos misteriosos, mas não conseguiram. Isso porque eles se moviam em altíssimas velocidades. A tentativa de perseguição durou cerca de 3h e detectou 21 ‘óvnes’. No Arquivo Nacional há um relatório dizendo que “os fenômenos são sólidos e refletem de certa forma inteligência”.
Pela capacidade de acompanhar e manter distância dos observadores como também em formação, não forçosamente tripulados.
O episódio ficou conhecido como ‘a noite dos ‘discos voadores’ ou ‘a noite oficial dos óvnis no Brasil’. Mais recentemente, em 2020 um vídeo circulou bastante nas redes sociais mostrando um objeto luminoso que teria caído na cidade de Magé, no Rio de Janeiro. Nas imagens é possível ver luzes brilhando no céu, com muitas pessoas as acompanhando e reagindo ao que viam. Apesar da repercussão, não há registros oficiais das autoridades locais e da Aeronáutica sobre o caso.
APARIÇÕES FORA DO BRASIL
Não é só no Brasil que casos estranhos chamam a atenção. Na Ucrânia dezenas de objetos voadores não identificados foram registrados nos últimos meses, e se tornaram alvo de investigações. Contudo, conforme o astrônomo da Universidade de Harvard Avi Loeb, conhecido como ‘caçador de alienígenas’, os objetos sejam apenas projéteis de artilharia, visto o contexto de guerra.
No ano passado o governo dos Estados Unidos também divulgou um documento sobre a quantidade de óvnis registrados pelo país nos últimos anos. Entretanto o Pentágono, órgão de defesa dos EUA, explica apenas um de 144 avistamentos entre 2004 e 2021. A incerteza sobre os outros 143 se dá, principalmente, por falta de imagens e dados suficientes.
De tudo isso, a pergunta que fica é: será que os extraterrestres realmente existem? O que você acha?
(*Com informações Portal G1 e UOL)