22/08/2023

Com o tempo seco do Outono, cães estão suscetíveis a gripe

A gripe não afeta apenas os humanos, os cães também podem ficar doentes. A mudança de clima e a chegada de estações mais frias e secas, agrava esse problema

dog-2785077_1280

Caso o animal apresentar sintomas como espirros, secreção nasal, tosse, secreção nos olhos, apatia, febre e perda de peso, pode ser que esteja com gripe canina (Foto: Reprodução/Pixabay)

Com o outono a atenção à saúde dos animais de estimação durante o clima seco deve ser redobrada. Assim como os humanos, eles também podem ter prolemas respiratórios, como a gripe.

Conforme a médica-veterinária Daniela Baccarin, para garantir a prevenção desses problemas, é importante se preparar e seguir as orientações de vacinação. “A gripe e os problemas respiratórios não afetam apenas os humanos, os cães também podem ficar gripados. A mudança de clima, especialmente a chegada de estações mais frias e secas, agrava esses problemas, por isso os cuidados preventivos, que incluem a vacinação, são tão importantes”.

Segundo a profissional, a gripe canina, também conhecida como ‘tosse dos canis’, é uma doença causada principalmente pela bactéria Bordetella bronchiseptica e pelo vírus da Parainfluenza. Embora alguns animais apresentem sintomas mais leves, a gripe canina não deve ser subestimada, pois pode evoluir para casos mais graves, como pneumonia.

A transmissão da gripe canina não ocorre entre animais e humanos, mas pode acontecer entre os próprios animais de estimação.

Os cães podem se infectar quando entram em contato com outros animais infectados, por exemplo. Isso pode ocorrer por meio do contato com secreções nasais ou objetos e locais contaminados, como bebedouros, comedouros e brinquedos.

PREVENÇÃO

Existem vacinas disponíveis no mercado que ajudam a proteger os cães contra esses agentes causadores da gripe canina, portanto, é importante mantê-las atualizadas. Além disso, manter o ambiente em que o animal vive limpo e bem ventilado é fundamental para evitar a propagação da doença.

Mas caso o animal apresentar sintomas como espirros, secreção nasal, tosse, secreção nos olhos, apatia, febre e perda de peso, pode ser que esteja com gripe canina. Esses são os principais sinais de alerta. No entanto, se o tutor notar qualquer alteração na saúde do animal, é muito importante levá-lo ao veterinário, pois somente ele poderá fazer o diagnóstico correto.

Além disso, recentemente, os tutores de cães ganharam um aliado para identificar alterações na rotina do animal. O ânimo é um monitor de comportamento e atividades que pode ser acoplado à coleira e fornece informações personalizadas.

Leia outras notícias no Portal Rede+ e no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.