22/08/2023



Com ouvidos apurados e olhos atentos, Thiago Juraski percorre Nordeste brasileiro

Pedalando e observando a estrada, Thiago contempla com sensibilidade detalhes que só mesmo um artista é capaz de admirar

BIKE

A viagem de Thiago faz parte do projeto ‘Encantos por aí’, que busca histórias e experiências que posteriormente vão se transformar em músicas (Foto: Arquivo pessoal)

Com ouvidos apurados e olhos atentos, desde quinta (2) o morador de Guarapuava, Thiago Juraski, colocou o pé na estrada, ou melhor, a bicicleta e está rodando o Sudeste do Brasil. Em contato com a Rede+ ele contou sobre a experiência inicial em São Paulo e agora, já em Espírito Santo, compartilha o que tem visto e vivido nestes dias de viagem a caminho para a Bahia.

A viagem faz parte do projeto ‘Encantos por aí’, que busca histórias e experiências que posteriormente vão se transformar em músicas. “Eu já fiz oito estados, mas quero fazer todos os estados brasileiros. Nesta edição vou ao Espírito Santo e subo até a Bahia”. O resultado dessa jornada vai ser mais um álbum acústico, o ‘Rota do Nordeste’.

(Foto: Arquivo pessoal)

No sábado (4) o ator e compositor conheceu o Mosteiro Zen Budista em Ibiraçu, no Espírito Santo, onde havia acampado. Os monges explicaram as práticas do local e ele também pode experimentar a vivência do ‘Zazen em ação’. “Depois fui numa cachoeira, bem próxima da rodovia. A Cachoeira Cascata de Ibiraçu”.

Seguindo viagem em direção a Linhares a temperatura chegou a 40°C em alguns horários. A quilometragem, contando com ida ao mosteiro, foi de 90 quilômetros.

DOMINGO (6)

(Foto: Arquivo pessoal)

Pedalando e observando a estrada, Thiago contempla com sensibilidade detalhes que só mesmo um artista é capaz de admirar. Por exemplo, entre o trajeto de 90 quilômetros percorrido entre Linhares (ES) e São Matheus (ES) o ciclista se deparou com uma plantação de café.

Até cheguei experimentar um grão verde e lembrou mato, capim, algo do tipo. Não imagina o gosto do café nesta fase.

Será que vem música dessa experiência? Thiago também indicou a passagem pela Reserva Biológica de Sooretama que fica em Linhares (ES). Segundo informações repassadas por moradores na segunda (6), o local com aproximadamente 10 quilômetros de extensão contém bastante onças, por isso é indicado o passeio somente durante o dia.

TERÇA (7)

(Foto: Arquivo pessoal)

Na terça (7) o compositor começou o dia saindo de São Mateus (ES) e pedalando até Conceição da Barra (ES). De acordo com o Thiago, o trecho foi todo de estrada de chão, aproximadamente 30 quilômetros. “Conceição (ES) é uma cidade pequena. As cidades a partir daqui, estão todas organizando eventos de carnaval, então já dava pra ver os trios e palcos para a noite”.

Prosseguindo com a viagem, pedalando e levando o violão nas costas, o aventureiro seguiu para Itaúnas que que é um ponto turístico de Espírito Santo. Segundo Thiago, a Região famosa pelas dunas possui praias muito bonitas.

Lá ele também aproveitou para visitar o Parque Estadual de Itaúnas, que conta um pouco da história da cidade e tem artefatos antigos e esqueletos de animais encontrados, como tartarugas e jubartes expostos.

QUARTA (8)

Por mais que uma viagem seja muito bem planejada, imprevistos acontecem. E na aventura de bicicleta de Juraski a história não é diferente. Nessa quarta (8), já em solo bahiano, a noite ele informou para a Rede+ que teve que fazer uma mudança de rota por um motivo inusitado: uma onça estava na estrada.

Alterei um pouco a rota. Sai de Itaúnas, vi o nascer do sol e peguei a estrada. Foram 50 km de estrada de chão próximo de uma reserva. Cheguei na rodovia 101, na cidade de Pedro Canário (ES), e segui a estrada. Agora parei num posto de combustível no distrito de Nova Viçosa (BA). Hoje foram 100 quilômetros.

A VIAGEM CONTINUA

No total a aventura de Thiago deve durar três semanas. Todos os detalhes dessa aventura você acompanha aqui no Portal Rede+.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo