Turvo é o lugar ideal para quem deseja relaxar e aproveitar tudo de melhor que a natureza oferece. Conhecida como a Capital dos Prinheirais, a cidade é cercada por densas e extensas florestas de Araucária. Com rica cultura dos povos indígenas, quilombolas, tropeiros e imigrantes europeus, o nome do município origina-se das águas escuras que cortam a cidade: o Rio Turvo.
De acordo com o Intituto Brasileiro de Geografia e Estatísitica, população estimada da Região fica em torno de 13.340 habitantes, com mais de 60% dos moradores residindo na zona rural. Fato que contribui para que a economia do município seja pautada na agricultura, com plantações de milho e soja, além da pecuária de corte e leiteira. Nesse sentido, destaca-se ainda a extração de erva-mate, indústria madeireira e o turismo.
O QUE FAZER
Se o turista procura por uma festa animada com muita descontração e cultura, a Olimpíada Rural não pode faltar no roteiro de viagens. Feita anualmente no mês de setembro o evento ganha a cada edição fama e prestígio no Paraná.
De acordo com a Agência Estadual de Notícias (AEN) na ocasião, os produtores rurais do município participam de diversas atividades como pega porco no barro e corrida de carrinho de mão. Ainda, o debulha de milho, pega frango, corrida do saco e corte do tronco.
A festa proporciona diversão na certa. O visitante pode ainda conhecer a produção local e comprar produtos na Expo Turvo, feira que ocorre paralelamente a olimpíada.
Seja nos museus e igrejas da cidade, ou na adrenalina ao desbravar as maravilhas naturais do campo, Turvo com certeza proporcionará ao turista muita emoção e belos cliques.
MUSEUS
O Museu Adolfo Eurich, Museu Casa Gabriel e Luiza Pilati, e o Acervo Bettega reúnem documentos e fotos. Bem como, artigos e objetos que remetem aos imigrantes desbravadores da Região. Uma viagem no tempo regada à história e cultura.
PASSEIOS NATURAIS
Para o turista admirador da natureza a cidade oferece várias opções de passeio, inclusive apreciá-la pela sabedoria da cultura indígena. No município há cachoeiras, cavernas, sítios arqueológicos.
PESQUE-PAGUES
Se o visitante quiser relaxar testando as habilidades no molinete, a cidade conta ainda com três pesque-pagues. É possível levar os peixes fisgados para casa, ou, se preferir, os locais oferecem também a possibilidade de preparar refeições e porções com os pescados.
ATIVIDADES RADICAIS
Para os aventureiros de plantão, as águas e matas de Turvo são ambientes propícios à prática de várias atividades radicais como rapel, boia cross, aquatrekking e paratrike. Emoção e adrenalina para registrar as paisagens em ângulos nada convencionais.
Leia outras notícias no Portal RSN.