22/08/2023



Conheça o ateliê de Tuda Gasparetto no quadro de Cristhian Lucas

Tuda trabalha com fusing, técnica que havia aprendido na faculdade e pela qual ficou apaixonada desde o primeiro momento

265624666_228733472670060_821651325275318758_n

Tuda (Foto: Arquivo Pessoal)

Tuda Gasparetto vive a arte desde a infância. Ela conta que cresceu cercada por pessoas que faziam trabalhos manuais e sempre esteve muito curiosa, querendo aprender tudo e um pouco mais. Assim, entre o amor e a formação em uma graduação de artes foi um pulo. Afinal, ela sabia que essa era a profissão que queria seguir.

Ela estudou na faculdade de Artes Plásticas na Universidade de Passo Fundo (UPF). E, se formou em 1993, quando foi morar em Curitiba, e por um bom tempo dividiu com outros (a) artistas uma barraquinha na feirinha do Largo da Ordem. “Vendendo cartões artesanais com mensagens retiradas do cancioneiro popular brasileiro e pinturas abstratas únicas e muito coloridas. Então, conheci meu marido e nos mudamos para Balneário Camboriú”.

Lá compraram o primeiro forno para fusão de vidro e Tuda iniciou o trabalho com fusing, técnica que havia aprendido na faculdade e pela qual ficou apaixonada desde o primeiro momento. No município montou ateliê, em que desenvolvia peças decorativas e utilitárias para arquitetos e o público em geral. Paralelamente ministrava cursos na Escola de Arte e Artesanato do município.

Conforme Tuda, em Santa Catarina participou da feira de arte e artesanato da Praça Higino João Pio por alguns anos. “Nos mudamos para Guarapuava em 2009. Dessa maneira, dei continuidade ao meu trabalho, montando novamente ateliê próprio e continuando a desenvolver a produção de objetos artísticos e utilitários em fusão de vidro”.

Desse modo, em Guarapuava já ministrou cursos na Usina do Conhecimento e participou de várias exposições coletivas e individuais.

Além de possibilitar a criação de objetos artísticos que agradam muito aos olhos, o brilho natural do material e as cores vibrantes, com a técnica do artista dando forma à imaginação própria ou alheia, a técnica de Fusão de Vidro também possibilita a reciclagem do material, o que é sempre um benefício para o meio ambiente. Com o tempo também desenvolvi um trabalho de reciclagem de garrafas, com a criação de utilitários ( petisqueiras) e mandalas, que têm uma boa aceitação de mercado e transforma em arte o que acabaria se tornando lixo.

Por fim, Cristhian Lucas te apresenta mais desse trabalho no vídeo do quadro Culturando.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo