Estão abertas as inscrições para participar de uma nova edição da exposição Paisagens Caiçaras. De 14 de fevereiro até 20 de março, a curadoria do projeto receberá trabalhos de artes visuais com a temática ‘As Vilas e Populações Caiçaras do Brasil’. Sendo assim, o tema sugerido pela população à Gerência de Filatelia dos Correios para a emissão de um selo especial em 2022.
O projeto é resultado de uma parceria entre a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Paraná (Iphan-PR), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Atualmente, o site do projeto já abriga uma primeira edição da exposição Paisagens Caiçaras.Com obras digitais de vários gêneros, a galeria foi reunida a partir de campanhas de envio de materiais entre outubro de 2020 e abril de 2021.
Para esta chamada serão aceitos trabalhos de artes visuais – profissionais ou amadores. Assim, podem utilizar técnicas, linguagens e formatos diversos, como ilustrações, aquarelas, pinturas, fotografias, gravuras, colagens, toda a variedades de imagens, entre outros formatos no campo das artes visuais. Portanto, os interessados devem submeter os arquivos e/ou links de imagens por meio de formulário de inscrição on-line, até o dia 20 de março de 2022.
O termo “caiçara” utilizado para designar comunidades, lugares, práticas e demais elementos da cultura, meio ambiente e sociedade.
Além disso, a região abarca praias, ilhas, baías, estuários e manguezais nos estados de São Paulo e Paraná. Espera-se que os trabalhos propostos apresentem uma visão integradora da paisagem cultural desse território, podendo abordar as moradias, culinária, artesanato, navegação, ofícios e práticas tradicionais. Bem como, celebrações, formas de expressão. E, outros elementos atuam como integrantes, ou formadores daquele espaço.
INSCRIÇÃO
As inscrições devem ocorrer por meio de formulário on-line. Desse modo, todo conteúdo deve ser identificado com nome do autor e título do material. Para participar, o proponente deverá assinar uma declaração de que se responsabiliza pelo conteúdo do trabalho, detentor dos direitos autorais. E, que autoriza a veiculação e utilização para fins expositivos, caso selecionado.
Além disso, há o termo de aceite das condições da Chamada Pública Simplificada, que constitui etapa de seleção para o desenvolvimento de um selo especial. Também deverá assinar uma autodeclaração de naturalidade e/ou residência no território caiçara. Ainda que não obrigatório, solicita-se, se possível, anexar uma cópia digitalizada de um documento de identificação que comprove a naturalidade, ou de comprovante de residência emitido nos últimos três meses.
Por fim, os materiais que retratem pessoas devem estar acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem ou Som, assinado pela própria pessoa ou responsável legal. O documento pode ser feito de próprio punho e digitalizado por fotografia de celular. Todos os documentos anexados poderão estar em formato PDF ou JPG.
Confira o edital.
Leia outras notícias no Portal RSN.