*Reportagem com vídeo
Nos últimos dias os seguidores da Felchak Produções e Arte e Manha no Facebook receberam uma notícia do grupo. De acordo com o post, em setembro deste ano vão ser lançados cinco episódios do primeiro documentário do coletivo. O teaser de Cultura e Arte para Qualquer Parte já está disponível. Assim, no vídeo, é possível entender um pouco do que vem aí.
Uma vida dedicada à cultura, à transformação, às oportunidades e ao olhar da criança. Rita Felchak conta a história de luta e de muita arte! Arte e Manha! Pessoas que passaram pelo caminho, oportunidades e momentos únicos. Caminhos que se atrelaram pra costurar outras novas histórias. Uma colcha de retalhos que ficará eternizada no coração de todos nós.
No post, o carinho dos amigos e fãs chegou em forma de felicitações nos comentários. Em um deles, Eduardo Bischof comenta a emoção. “Muito importante pra história da cidade, da arte e da cultura local. Emocionante”.
Além disso, Daiana Felchak, atriz e produtora, dirigiu o filme.
RITA FELCHAK
Em meio a dificuldades, com muita garra, força e coragem, Rita Felchak decidiu viver de arte mesmo quando isso não parecia ser possível em Guarapuava. Seguindo o pensamento de Laynne Criskel, “a arte salva a vida e nos ensina a viver”, é que o trabalho da Felchak ganhou cada vez mais espaço.
Aos poucos, o grupo se tornou conhecido e muito querido, por onde quer que passasse. A música de Aleh expressa um pouco do carinho das pessoas. É aquilo “quem não lhe conhece, quer lhe conhecer” e quem viu o trabalho, quer ver milhares de outras vezes. Afinal, a arte é a autoexpressão.
Rita e Dody, fiéis escudeiras uma da outra, estiveram juntas desde o início. Desde as aulas de arte no teatro do Colégio Belém, quando David, filho de Rita, era criança. Lá, ele acompanhava a mãe, instigado pelas apresentações do grupo. Com Daiana, também filha da artista, não poderia ser diferente.
Desse modo, com a paixão pela arte e com a valentia de um mulher guerreira, Rita motivou os guarapuavanos no quesito respeito, amor e cuidado com o teatro. Para a professora Níncia Teixeira, em um post, ela [Rita] ensinou os moradores locais o que é admirar essa forma de arte. Além disso, a professora valoriza os gestos da Felchak com os artistas locais, sempre colocados nas grandes produções da empresa.
Leia outras notícias no Portal RSN.