O colunista de cultura da REDE+, Cristhian Lucas, esteve em São Paulo fazendo alguns passeios. E, é claro, que o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand não poderia ficar de fora. No vídeo de hoje, ele apresenta os cavaletes de cristal que tornam o Acervo em Transformação uma experiência única.
Esse é o título da exposição de longa duração da coleção do MASP. Os trabalhos são expostos nos cavaletes de cristal — placas de vidro encaixadas em um bloco de concreto. Os cavaletes de cristal ficam dispostos em fileiras na sala ampla, livre de divisórias, do segundo andar do museu.
Nos cavaletes, as obras parecem suspensas no ar e, em uma galeria ampla e sem paredes, o visitante caminha por uma espécie de “floresta” de quadros. Desse modo, o público é levado a construir os próprios caminhos, o que permite justaposições inesperadas e diálogos entre arte africana, brasileira, latino-americana e europeia.
Assim, a galeria aberta, fluida, transparente e permeável oferece múltiplas possibilidades de acesso e leitura, elimina hierarquias, roteiros predeterminados e convida o espectador a entrar em contato com diversas histórias da arte.
Leia outras notícias no Portal RSN.