22/08/2023



Dalba Engenharia recebe selo GPTW de excelente empresa para trabalhar

Pelo segundo ano consecutivo, a Dalba recebeu o selo nacional GPTW. A empresa também garantiu o troféu Sesi de melhores práticas em segurança, saúde e bem-estar

dalba-1024x1024

O selo GPTW se trata de uma certificação que elege a empresa como um excelente lugar para trabalhar (Imagem: Divulgação)

*Reportagem com vídeo

Pelo segundo ano consecutivo, a Dalba Engenharia e Empreendimentos recebeu o selo Great Place to Work® (GPTW) do ranking de excelentes empresas para se trabalhar no Brasil. Além disso, a empresa também garantiu o troféu Sesi como empreendimento com melhores práticas em segurança, saúde e bem-estar aos colaboradores.

Essas conquistas refletem o comprometimento que a empresa tem com os colaboradores ao longo da trajetória de 24 anos de história, atuando em serviços de terraplenagem, pavimentação, implantação rodoviária, infraestrutura industrial e construção de hidrelétricas. A Dalba está presente em obras espalhadas por 25 cidades do Paraná, Mato Grosso e Santa Catarina. Conta com 1.340 colaboradores distribuídos nas obras e nas unidades de Guarapuava, Francisco Beltrão e Cidade Do Leste no Paraguai.

Os colaboradores se orgulham em fazer parte de uma empresa que “constrói caminhos e amplia horizontes”. Para Maikon Santos da Cruz, que é um dos encarregados de obras da Dalba, trabalhar na empresa “é muito gratificante”. Isso porque, como conta, o grupo tem muita responsabilidade e transparência com os colaboradores que se sentem seguros para trabalhar na empresa.

Os funcionários têm oportunidade para crescimento, basta ter força de vontade e mostrar suas habilidades porque, sempre, tem alguém vendo o seu potencial. Um diferencial da empresa é estar sempre se atualizando em todos os setores, assim fica cada vez mais confiável em se trabalhar, já que abrange todos os segmentos.

COMPROMETIDOS COM A SEGURANÇA

Ações diárias previnem e garantem a segurança dos funcionários. E se uma pessoa está segura no ambiente de trabalho, ela está confortável. Conforme o Engenheiro de Segurança do Trabalho, Douglas Frosi, a Dalba conta com uma equipe completa de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), a qual ele coordena.

Composta por técnicos de segurança do trabalho, médicos e enfermeiros do trabalho, as equipes estão distribuídas em vários canteiros de obras que a empresa possui. Segundo Douglas Frosi, os Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) são de extrema importância pois, constantemente, buscam implementar ações preventivas e corretivas no ambiente de trabalho. O intuito é reduzir os riscos de acidentes ou doenças ocupacionais, “garantindo a saúde, segurança e bem-estar de todos os colaboradores da Dalba”.

A Dalba Engenharia e Empreendimentos está sempre em busca da excelência na prestação de serviços. Desse modo, investe em produtos com elevado padrão de qualidade e desempenho e mantém um relacionamento sólido e transparente não só com os clientes mas, também, e, principalmente, com os colaboradores. Para isso, segundo Elizabeth H. Roecker Ferreira, coordenadora de Recursos Humanos, o Grupo Dalba investe em treinamentos, oferece oportunidade de crescimento e assegura tratamento digno e igualitário a todos os colaboradores.

SELO GPTW

O selo GPTW se trata de uma certificação que elege a empresa como um excelente lugar para trabalhar. A obtenção do resultado ocorre por meio de um questionário confidencial respondido pelos próprios colaboradores. Ao fim da pesquisa, além de receber o selo, a empresa também recebe um relatório com os resultados pós-pesquisa. Isso auxilia na criação de planos de ações com base na escuta dos colaboradores.

De acordo com Elizabeth, para a obtenção do certificado, a empresa precisa atingir nota 70% ou acima na pesquisa de clima organizacional. “Na pesquisa de clima GPTW, se avalia toda percepção dos colaboradores diante do clima e cultura da empresa. Assim, analisa-se as cinco dimensões da nossa metodologia: credibilidade, respeito, imparcialidade, camaradagem e orgulho”.

A Dalba teve um índice de satisfação dos colaboradores de 86%. Então, temos orgulho de ver esse resultado. Em 2022, foi o primeiro ano que aplicamos a pesquisa GPTW e obtivemos o índice de satisfação de 83%, e, nesse ano de 2023, obtivemos 86% no resultado da pesquisa. Isso nos mostra que estamos no caminho certo e melhorando cada dia mais.

O selo GPTW é uma importante ferramenta que destaca ainda mais a empresa empregadora perante o mercado. O selo é um dos certificados mais reconhecidos e importantes no que se refere à gestão de pessoas de um negócio. Ele indica aos clientes que a organização se preocupa com os colaboradores que fazem parte da empresa. Isso faz com que a empresa se destaque ainda mais no mercado.

ORGULHO

Para Bruno Daleffe, Engenheiro Civil do Grupo Dalba, a conquista do selo GPTW e do troféu Sesi mostram que o trabalho rumo à satisfação total da equipe está no caminho certo. “A equipe Dalba é formada por profissionais preocupados com a segurança e qualidade dos ambientes de trabalho, aliado com o sentimento de fraternidade entre os colegas de profissão. Características como essas direcionam a empresa para que seja, cada vez mais, um ótimo lugar para trabalhar”.

Segundo o engenheiro, há anos, a Dalba investe em programas de saúde e segurança do trabalho. Além disso, o clima diário de segurança e bem-estar refletem nos bons resultados que a empresa vem obtendo.

A empresa vem melhorando todo ano e a melhoria contínua é reforçada pelas notas recebidas. Estamos no caminho certo para figurarmos entre as melhores empresas de engenharia do Brasil em um futuro próximo.

Leia outras notícias no Portal Rede+ e no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo