22/08/2023

Dates: Primeira aparição do termo ‘friendzone’ em Friends

No episódio 'The Blackout', da 1ª temporada, Joey diz a Ross que ele não tem mais chance com Rachel por que entrou na 'zona da amizade'

friends

A primeira aparição do termo em uma frase foi na Sitcom Friends em 1994 (Foto: Reprodução/NBC)

*Reportagem com vídeo

Friendzone’ ou zona da amizade, é o nome dado para uma relação em que uma pessoa deseja ter um relacionamento romântico com outra, mas esta, prefere apenas manter a amizade. Porém, o que poucos sabem, é que a primeira aparição do termo em uma frase foi na Sitcom Friends, em 1994.

No episódio ‘The Blackout’, da primeira temporada, o personagem Joey Tribbiani diz a Ross que ele não tem mais chance com Rachel por que entrou na ‘zona da amizade’. Assista o momento:

Você esperou muito tempo para fazer sua jogada e agora está na friendzone.

‘Friendzone’ possui os mesmos princípios do chamado “amor platônico”, ou seja, quando alguém têm sentimentos por outra pessoa, mas não é correspondido; um amor unilateral.

Quando diz-se que alguém “caiu na friendzone” é porque ao invés da relação ter se desenvolvido para um relacionamento amoroso, se transforma em uma amizade. Contudo, na maioria dos casos, a outra pessoa não sabe que a intenção de quem se aproximou primeiro era um romance.

A friendzone pode ser vista como uma “fase”, “momento” ou “etapa” da construção da relação, quando os sentimentos de um casal divergem, entre o desejo fraternal de amizade e a paixão.

Entretanto, quando se diz que alguém “saiu da friendzone”, provavelmente significa que conseguiu transformar a relação de amizade em um relacionamento amoroso. Ou ainda que abandonou e desistiu do “amor platônico”.

Mas e você, já esteve ou está na friendzone?

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.