Com o Natal chegando os guarapuavanos começam a se preparar para escolher entre as muitas opções de panetones o qual mais dá “match” com seu gosto. Seja trufado, em versão mini, com frutas cítricas, salgado, de chocolates tradicionais, entre marcas e sabores, a época de fim de ano é a preferida de muitas pessoas.
Nos supermercados Dal Pozzo, você encontra o panetone perfeito para deixar o natal ainda mais especial. Indispensável nas ceias, esse produto tem como receita clássica o recheio de frutas cristalizadas e uvas passas, mas atualmente, com a grande demanda dos consumidores, muitas empresas passaram a inovar. A variedade de sabores você encontra no Dal Pozzo.
A HISTÓRIA
Segundo uma das lendas mais populares, o inventor do panetone seria Toni, um ajudante de cozinheiro do duque de Milão Ludovico Sforza, chamado “Il Moro”, no final do século XV. Na véspera do Natal de 1495, a corte de Sforza devorava um banquete. Na cozinha, o chef estava ocupado com a preparação de diferentes iguarias e pediu ao jovem aprendiz, Toni, que supervisionasse o forno dentro do qual grandes biscoitos estavam sendo assados. Assim, estes seriam o grande desfecho do jantar do duque.
No entanto, exausto pelo trabalho, Toni adormeceu por alguns minutos e os biscoitos queimaram. O jovem cozinheiro, com medo da reação do chef e dos convidados ansiosos pela sobremesa, decidiu utilizar a massa de fermento que havia guardado para o pão de Natal.
Desse modo, ele misturou farinha, ovos, açúcar, passas e frutas cristalizadas, até obter uma massa macia e muito fermentada, que assa e serve no banquete. O resultado foi um sucesso retumbante e Ludovico Sforza decide chamar esse doce “pão Toni”, em homenagem ao criador
Que tal contar essa boa história para a família enquanto experimenta um dos panetones disponíveis no Dal Pozzo? Depois conta para a gente qual o sabor preferido.
Leia outras notícias no Portal RSN.